Categorias

Abraão (1) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (9) Artesanato criativo (3) As maravilhas de Deus (1) Atividades (3) Avaliação na Catequese (1) Batismo (3) Bíblia (7) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (1) Cantinho da Oração (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (2) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (59) Dinâmicas de Oração (8) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (3) Eucaristia (9) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinhas (4) Mandamentos (1) Matrimônio (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (9) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (15) Parábola do semeador (2) Páscoa (1) Pecado (2) Planejamento (2) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Revisão (4) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (2) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (3)

28 abril, 2011

Ambientação do encontro sobre a Bíblia

BÍB

Fiz esta dinâmica a partir da sugestão do blog http://imaculadacintra.blogspot.com/  e adaptei.
 Desenhei um coração em cartolina, recheei com papelão, fiz os pezinhos, e inclui também as mãozinhas que não existiam na versão original. Usei uma Bíblia pequena só do NT para colar no coração.

 Frase grande: Bíblia na mão,´no coração e pés na missão.
Dinâmica,  Ao redor do coração, ir colocando passagens bíblicas que falam da palavra de Deus. Estas passagens bíblicas comparam a a palavra de Deus com alguma coisa, por exemplo, com mel, com a rocha, etc. Levar os objetos ou pelo menos um desenho deles. Daí cada criança lê o trecho da Bíblia e procura o objeto correspondente.

“Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar. Mais doces do que o mel à minha boca. “ Salmo 119-103  Salmo118-103
“Tua palavra, Senhor, é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.” Salmo 119, 105
“Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4,4
“Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” Hb. 4, 12.

“A palavra de Deus é como a semente. Aquela que cai em terra boa.” Lucas 8, 11-15
“Desça com chuva meu ensinamento e minha Palavra se espalhe como orvalho; como chuvisco sobre a relva macia e aguaceiro em grama verdejante.”  Deuteronômiot. 32,2

“Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4,4

“Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” Hb. 4, 12.

“TODA ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS E É ÚTIL PARA ENSINAR, PARA REFUTAR, PARA CORRIGIR, PARA EDUCAR NA JUSTIÇA, A FIM DE QUE O HOMEM DE DEUS SEJA PERFEITO, PREPARADO PARA TODA BOA OBRA.” (2 Tm 3, ,16-17)

A minha Palavra é como o martelo que esmiúça a pedra. (Jr. 23,29) Ou A Palavra de Deus é como um martelo: quebra a rocha do coração endurecido pelo pecado.

A  Palavra de Deus é como uma tesoura: poda e elimina os vestígios do mal em nós.

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." Mateus. 7, 24-26



Nenhum comentário: