Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

05 maio, 2011

Planejamento do Encontro: Jesus inicia sua missão ( Batismo )- Primeira Eucaristia

Este encontro é sobre o batismo e pode ser usado no encontro Jesus inicia sua missão


Clique aqui para ver um outro encontro com esta temática

 
Encontro Nº1

Ambientação do encontro sobre Batismo


Coloque sobre uma toalha um recipiente com água e uma vela que deverá permanecer acesa durante o encontro e um crucifixo.

Começando o assunto: Pergunte aos catequizandos se já estiveram em algum batizado (de irmãos, primos...) E peça que contem como aconteceu.

Convide-os a registrarem  os detalhes que conhecem sobre o seu batismo (data, nome da igreja, nome dos padrinhos...) e depois promova um momento de partilha para que contem o que registraram sobre o seu batismo.

Crescer na palavra de Deus
Apresente a água e a vela para os catequizandos e converse sobre o seu significado. Fale também do óleo.
Convide-os a lerem o texto bíblico Mt 28, 19-20.
Explique que a palavra batismo significa mergulho, pois na igreja primitiva, as pessoas eram mergulhadas totalmente na água.  Este era o batismo de imersão. O gesto de mergulhar na água possui dois significados:
-Estar mergulhado em Cristo: quem tomou esse banho não pode viver de qualquer jeito, mas deve procurar viver como Cristo viveu.
Morrer-viver: como Cristo morre por amor, é necessário morrer para o pecado, evitando tudo aquilo que nos afasta de Deus e ressurgir, viver em Cristo. (...)

Crescer na vivência da fé
O batismo é um novo nascimento. É nascer para a fé. Torna participantes da Igreja e comprometidos com as tarefas do Reino.

Ajuda para o catequista
O sacramento do Batismo tem origem no mandato de Cristo, que enviou seus discípulos a todas as nações para ensinar as pessoas a observar o que Ele prescreveu e para batizá-las em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo. Ainda, Ele lhes garantiu sua presença todos os dias, até o fim do mundo (cf. Mt 28, 19-20).

Para se compreender o sentido fundamental do Batismo é preciso ter em mente o mistério da morte e ressurreição de Cristo, pois o Batismo é a participação do Mistério Pascal de Cristo. Na Igreja primitiva, os neófitos, ou seja, aqueles que recebiam o Batismo eram mergulhados totalmente na água. A palavra batismo significa mergulho. Mergulhar na água pode ter dois significados:
*Estar mergulhados em Cristo, sendo incporporado em sua vida e missão: sendo inserido no seu corpo a Igreja.
*Morrer para o pecado e assumir o sacrifício de Cristo que serviu e doou-se até o extremo da morte de cruz. (cf. CI 2, 12), para ressuscitar com Ele como novas criaturas.

 São vários os sinais do batismo, como:
*A água é sinal de vida, pois possibilita viver a alegria do ressuscitado esperando também ressuscitar como Ele. Portanto, o Batismo insere o cristão no dinamismo da morte-vida: a existência oferecida como dom (morte) faz brotar a vida, que um dia alcançará a sua plenitude pela ressurreição da carne (cf. Rm 6, 1-11).
*A unção com o óleo do crisma, pois o Batismo já nos faz sacerdotes, profetas e reis como Cristo e templos do Espírito Santo.
*A veste branca e a vela acesa: pois o batizado "vestiu-se" de Cristo (cf. GI 3, 27) e é iluminado pelo Cristo para ser "Luz do mundo" (Mt 5, 14).
São várias as graças e efeitos do batismo:
*Concede a remissão dos pecados: perdoa o pecado original e todos os pecados, embora permaneça a tendência ao pecado (chamada de concuspiscência), pelo respeito de Deus à nossa liberdade.
*Faz-nos uma nova criatura (2cor 5, 17), tornando-nos filhos adotivos de Deus e, consequentemente, herdeiros da glória.
*Insere-nos na igreja: faz-nos membros do Corpo de Cristo, a Igreja, o que faz o cristão respónsável pela sua comunidade, pois ele é membro da igreja.
*Imprime caráter. É, portanto, um sinal indelével, ou seja, sua marca jamais se apaga. Somos selados pelo Batismo (Ef 4, 30). Quem guardar o selo, perseverando até o fim, será salvo.


Algo Mais

Algumas dúvidas sobre o batismo

Por que batizar crianças?
A Igreja primitiva costumava batizar adultos, o que não significa que necessariamente não tenha conferido o sacramento para alguma criança, como podemos verificar em At 16, 15.33, onde encontramos o relato do batismo de uma família inteira, o que leva a crer que nela provavelmente não existissem apenas adultos.
O motivo para batizar crianças está no fato de que a Igreja ensina que a criança é batizada na fé da Igreja e dos pais e padrinhos que transmitem  tal dom para os seus filhos e afilhados. Assim, comforme a criança cresce, fica à família a responsabilidade de desenvolver a fé recebida, conduzindo-a à maturidade pela catequese. Outro motivo é o fato de que a Igreja deseja que até mesmo as crianças recebam a inestimável graça batismal, independente de seu grau de consciência (cf. CIC 1123; 1250).

Quem morre sem batismo já está condenado?
sabemos que o batismo é para a salvação, mas Deus não será injusto com aqueles que se aproximarem dele de outra forma, por meios que só Ele conhece. Quanta às crianças, sabemos que Deus é misericordioso e não condenaria uma criança que por algum motivo não recebeu o sacramento. Ela é salva na fé da Igreja e dospais. Sua morte pode ser comparada ao martírio como batismo de sangue.

Fonte: Crescer em comunhão. Livro do catequista. Vol. 3


***
Encontro Nº2

Para ler, ouvir, pensar e conversar

O batismo nos torna comunidade

O batismo é o fundamento de toda a vida cristã, é a porta de entrada para a vida no Espírito e é também a porta que abre o caminho para os demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e somos incorporados à igreja e feitos participantes de sua missão.

O nome batismo vem de uma palavra grega que significa "mergulhar". O mergulho na água simboliza  o "sepultamento" na morte de Cristo, da qual com ele ressuscitamos como novas criaturas.
Como vimos, o sentido desse sacramento é tornar a pessoa participante da comunidade, da Igreja. Mas não basta apenas batizar para ser salvo. É preciso viver o batismo em comunidade. (...)  O batismo é dado uma só vez. Se a criança foi batizada em casa, já aconteceu o batismo. Diante do ensinamento de Jesus, entendemos que o batismo nos insere na comunidade.
Batismo é o sacramento por meio do qual entramos na Igreja de Cristo e devemos assumir o jeito cristão de viver. Inicialmente, os pais e padrinhos devem assumir o compromisso de seguir Jesus e de viver em comunidade. Quem nunca mais vai para aigreja, está esquecendo e desvalorizando o seu batismo.

Como acontece um batizado:
(...)  Quem, de nosso grupo, já viu um batizado? Do que vocês se lembram? Vamos ver, agora, como isso acontece:

1- Faz-se o sinal da cruz na fronte da criança.
2- Unge-se o peito da criança com óleo.
3- Bênçãos da água, que significa purificação, vida nova.
4- Pais e padrinhos renovam seu compromisso de viver como cristãos.
5.-Derrama-se água na cabeça da criança e se diz: (nome), eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
6- A testa da criança é ungida com o óleo do Crisma, sinal da força do Espírito Santo.
7 -Entrega-se a vela, luz de Cristo, para os pais e padrinhos.

Atividades:
1) Qual é o compromisso da pessoa batizada?
2) Vamos ler sobre o batismo em Mt 28, 16-20 e responder:
*Quem são os personagens do texto?
*Qual a ordem de Jesus?
*Que significa ser discípulo de Jesus e ser batizado, conforme o versículo 20?

Para fazer em casa: Ler I Cor 12, 12-17 e escrever o que você entendeu desse texto.

Unidos na prece
Senhor, vós que sois o Pai, o Filho e o Espírito Santo, fonte de nossa vida, nós vos pedimos: renovai nosso batismo para sermos testemunhas de Cristo e participantes da comunidade, doando nossa vida através dos serviços. Não permitais que esqueçamos que somos batizados e que temos uma missão. Senhor, obrigado por este dom tão grande que é o batismo. Amém.

Glória ao Pai...

Fonte:  Convidados para a ceia: Primeira Eucaristia. Diocese de Caxias do Sul. São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário