Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

23 junho, 2011

Falando de Eucaristia

 "Hoje vamos falar sobre um presente que Deus nos dá gratuitamente. É a Eucaristia, que inclusive festejamos em Corpus Christi. Corpus Christi quer dizer Corpo de Cristo. (...) Antes do povo hebreu sair com Moisés, para a terra que Deus havia preparado para eles, fizeram uma refeição. Esta foi de agradecimento a Deus e também para fortalecer o corpo para caminhar até a nova terra, Canaã. Durante a caminhada pelo deserto, quando a comida que levavam terminara, Deus mandou do céu o maná, (...) e também fez brotar água da rocha, mostrando assim a importância do alimento. Também percebemos nas histórias da Bíblia, que toda comemoração era feita com comida e vinho. Nas bodas de Caná quando acaba o vinho, Jesus faz o seu primeiro milagre, transformando água em vinho. Também, quando Jesus multiplicou os pães e peixes para alimentar a multidão com fome, abençoa e agradece primeiro, pelos cinco pães e dois peixes. E hoje também os cristãos têm o costume de agradecer a Deus o alimento que está na mesa.
    E, quando o padre, na missa, abençoa o pão e o vinho, eles se tornam alimento espiritual (Eucaristia), para nós, para o nosso espírito (vida), assim como a Palavra, os sacramentos e a oração. A Eucaristia é o alimento mais completo, sabe por quê? Um dia Jesus antes de morrer na cruz por nós, sentou-se à mesa com os apóstolos para comerem juntos,a última ceia. Antes de comerem, Jesus quis mostrar a eles o que iria acontecer: pegou o pão, agradeceu a Deus e dando um pedaço a cada um deles disse: “Este é o meu corpo que será entregue por vós”, em seguida pegou o cálice com o vinho abençoou e o deu a seus amigos dizendo: “Este é o meu sangue que será derramado por vós para o perdão dos pecados, fazei isto em memória de mim”. Na hora, os apóstolos não entenderam nada, mas algumas horas depois, quando Jesus foi preso e morto na cruz, entenderam que o pão e o vinho eram o Corpo e o Sangue de Jesus oferecidos por nós na cruz. Jesus ofereceu a sua vida por cada um dos homens.Quando recebemos a Eucaristia, comemos o Corpo e Sangue de Cristo, ou seja, Jesus nos alimenta com sua vida. Este é um momento de Ação de Graças, porque nos alimentamos do próprio Cristo, que nos dá vida nova: nos enchendo de Amor, Alegria, Fortaleza, Ânimo, Esperança, Paz e de tudo que precisamos. A Eucaristia transforma a vida daquele que quer verdadeiramente viver melhor. Mas, no entanto, antes de receber este alimento precioso, temos que avaliar como estamos vivendo, o que estamos fazendo de errado, arrependendo e confessando ao sacerdote os nossos pecados. Fazer nossa confissão é também um sacramento, que nos reconcilia com Deus. Somente depois da Confissão nosso coração estará preparado para receber Jesus na Eucaristia. Também chamamos esse momento especial de comunhão, porque é o nosso momento mais íntimo com Deus e junto com outras pessoas, nossos irmãos em Cristo." Texto completo  aqui.
Fonte: http://www.diocesefranca.org.br
(Com adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário