Falando de Eucaristia

 "Hoje vamos falar sobre um presente que Deus nos dá gratuitamente. É a Eucaristia, que inclusive festejamos em Corpus Christi. Corpus Christi quer dizer Corpo de Cristo. (...) Antes do povo hebreu sair com Moisés, para a terra que Deus havia preparado para eles, fizeram uma refeição. Esta foi de agradecimento a Deus e também para fortalecer o corpo para caminhar até a nova terra, Canaã. Durante a caminhada pelo deserto, quando a comida que levavam terminara, Deus mandou do céu o maná, (...) e também fez brotar água da rocha, mostrando assim a importância do alimento. Também percebemos nas histórias da Bíblia, que toda comemoração era feita com comida e vinho. Nas bodas de Caná quando acaba o vinho, Jesus faz o seu primeiro milagre, transformando água em vinho. Também, quando Jesus multiplicou os pães e peixes para alimentar a multidão com fome, abençoa e agradece primeiro, pelos cinco pães e dois peixes. E hoje também os cristãos têm o costume de agradecer a Deus o alimento que está na mesa.
    E, quando o padre, na missa, abençoa o pão e o vinho, eles se tornam alimento espiritual (Eucaristia), para nós, para o nosso espírito (vida), assim como a Palavra, os sacramentos e a oração. A Eucaristia é o alimento mais completo, sabe por quê? Um dia Jesus antes de morrer na cruz por nós, sentou-se à mesa com os apóstolos para comerem juntos,a última ceia. Antes de comerem, Jesus quis mostrar a eles o que iria acontecer: pegou o pão, agradeceu a Deus e dando um pedaço a cada um deles disse: “Este é o meu corpo que será entregue por vós”, em seguida pegou o cálice com o vinho abençoou e o deu a seus amigos dizendo: “Este é o meu sangue que será derramado por vós para o perdão dos pecados, fazei isto em memória de mim”. Na hora, os apóstolos não entenderam nada, mas algumas horas depois, quando Jesus foi preso e morto na cruz, entenderam que o pão e o vinho eram o Corpo e o Sangue de Jesus oferecidos por nós na cruz. Jesus ofereceu a sua vida por cada um dos homens.Quando recebemos a Eucaristia, comemos o Corpo e Sangue de Cristo, ou seja, Jesus nos alimenta com sua vida. Este é um momento de Ação de Graças, porque nos alimentamos do próprio Cristo, que nos dá vida nova: nos enchendo de Amor, Alegria, Fortaleza, Ânimo, Esperança, Paz e de tudo que precisamos. A Eucaristia transforma a vida daquele que quer verdadeiramente viver melhor. Mas, no entanto, antes de receber este alimento precioso, temos que avaliar como estamos vivendo, o que estamos fazendo de errado, arrependendo e confessando ao sacerdote os nossos pecados. Fazer nossa confissão é também um sacramento, que nos reconcilia com Deus. Somente depois da Confissão nosso coração estará preparado para receber Jesus na Eucaristia. Também chamamos esse momento especial de comunhão, porque é o nosso momento mais íntimo com Deus e junto com outras pessoas, nossos irmãos em Cristo." Texto completo  aqui.
Fonte: http://www.diocesefranca.org.br
(Com adaptações)

Comentários

Postagens mais visitadas