Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

13 junho, 2011

Juízes: Líderes que conduzem o povo



Encontrei este texto que resume bem o tema de Juízes. Este texto foi inspirado no Livro do Catequista (Fé, vida-Comunidade)


Quando o povo de Israel entrou na Terra Prometida, a terra foi dividida entre as doze tribos de Israel. Cada tribo tinha o nome de um dos doze filhos de JacóO povo libertado por Moisés, depois de escapar do Egito, recebeu os mandamentos e conseguiu chegar à Terra Prometida. Moisés morreu antes de entrar na Terra Prometida, deixando a condução do povo para Josué.Quando Josué morreu, os hebreus já tinham se estabelecido em Canaã. 

Nesta terra, o Povo começou a viver no meio de outros povos que eram mais fortes e poderosos, começando a se afastar de Deus, aprendendo os maus costumes desses povos e se esquecendo dos Mandamentos e da Aliança.Para ajudar os israelitas a sair dessa situação, Deus fez surgir JUIZES que, conforme a ocasião, levavam o povo a voltar–se para Ele e a se libertar.A história dos Juízes está situada entre 1200 a 1020 anos, antes de Cristo. Foi um tempo cheio de dificuldades, com a continuação da conquista da Terra Prometida.

Os JUIZES eram lideres populares, animados por Deus. Tinham muita fé e coragem. Por isso, conseguiram realizar a libertação desejada pelo povo.O livro de Juízes, no Antigo Testamento, conta história da ação de Deus por meio desses homens e mulheres, chamados JUÍZES.Desta forma, vai acontecendo a história do povo: 
1- O povo se esquece da lei de Deus e peca.2- Deus manda um opressor como castigo.3- O povo chora e se arrepende.4- Deus suscita um Juiz.5- O Juiz ajuda o povo.6- O povo tem paz até a morte do juiz.

 Esses líderes eram os “Juízes Menores”. Houve tempos em que surgiram grandes dificuldades, situações de guerra, quando surgiram líderes que uniram e guiaram as tribos na luta contra os inimigos. Esses líderes foram chamados de “Juízes Maiores”. Os juízes menores foram: Samgar, Tola, Jair, Abesã, Elon e Abdon.Os juízes maiores foram: Otoniel, Aod, Débora e Barac, Gedeão, Jefté e Sansão. A grande dificuldade enfrentada pelos juízes no governo dos israelitas era a infidelidade a Deus por parte do povo, que muitas vezes se voltava para o culto aos deuses pagãos. Outra dificuldade era enfrentar e vencer os povos cananeus que ainda resistiam.Débora conseguiu a vitória sobre os reis cananeus que habitavam as terras centrais e, assim, possibilitou a união entre as tribos do norte e as do sul. Gedeão, que a princípio relutou em assumir a liderança dos hebreus, tentou reorganizar o povo e conseguiu vencer os reis de Madiã. 

O jovem Sansão lutou contra os filisteus, que haviam se estabelecido na região costeira e se tornaram uma ameaça séria aos hebreus. Era um homem muito forte, muito corajoso, mas também pouco prudente. Ele acabou se apaixonando por Dalila, que o traiu e o entregou aos seus inimigos, os filisteus, que o mataram.O tempo dos juízes termina com o início das atividades do profeta Samuel, considerado o último dos Juízes. 
  Fonte: www.santuariopenapolis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário