Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

14 junho, 2011

O tempo dos Reis


Motivação: Perguntar aos catequizandos se sabem o que é um Rei e qual é a sua missão. O Brasil tem Rei e quem governa o povo? Na história do povo da Bíblia, depois dos juízes, apareceram os reis. Vamos procurar compreender o que foi para o povo de Deus passar da organização de tribos para o Reinado.
Colocação do tema: Julgar
Ler 1 Sm 10, 1-21
O povo de Israel, vendo que os outros povos tinham um Rei que mandavam sobre eles, desejou também ter um Rei. Por isso pediu a um homem chamado Samuel e que era muito conhecido e respeitado no país, até considerado como um santo, que escolheste um Rei para eles.Samuel rezou para Deus manifestar sua vontade. Deus disse a Samuel: "Faça o que eles pedem, pois é a mim que rejeitam e não estão rejeitando a você. Mas avise bem a eles, com toda seriedade o que é ter um Rei."  Samuel alertou o povo com estas palavras: "O Rei tomará o que tiver de melhor em tuas propriedades, cobrará impostos, pegará os seus filhos para serem solados e eles morrerão na guerra e empobrecerá o povo para manter seu reinado."
 O povo não quis mais escutar a Samuel e disse: "Não! Queremos um Rei e, assim, nós seremos iguais a todas as nações. Nosso Rei nos julgará, sairá a nossa frente e comandará nossos combates." Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu ao Senhor. E Deus respondeu: "Então faça conforme o que eles estão pedindo. Dê a eles um Rei." Deus respeita a vontade do povo. Deus dá sempre a liberdade do homem. O desejo de ter um Rei custará muito caro aos Israelitas: perderão a terra e voltarão à escravidão( Exílio da Babilônia) Querer imitar os outros que não tem outro ideal a não ser a riqueza, o poder, e os elogios: é a tentação do povo de Israel que quer ter um Rei. Nós também quando queremos apoiarmos apenas em coisas materiais que parecem não nos dar segurança, desejamos ter um "Rei" que não é o verdadeiro Deus.  Mesmo assim, Deus não abandona o seu povo. Ao lado dos Reis, Ele fará surgir homens justos que falarão em nome de Deus: são chamamos profetas.
Ação (O agir transformador) Procurar esta semana ser atentos para escutar a voz de Deus que fala sempre ao nosso coração, levando-nos a ter coragem para lutar por mundo melhor.
Fonte: Livro do Catequista. Fé, vida, comunidade.

2 comentários:

  1. Tem um presentinho pra você no meu blog, passa lá.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber este material no meu email: Jessika.lorrayne1@hotmail.com

    ResponderExcluir