Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

13 junho, 2011

Perdoai-nos, Senhor!



Fonte: Encontro retirado do livro Crescer em comunhão. Livro do catequista. Volume III.(Com adaptações)

Querido Catequista-  Que nossos catequizandos estejam dispostos à conversão de vida descobrindo que Deus é profundamente misericordioso.
Dinamizando o encontro - Ambientação- Antes que os catequizandos cheguem, desorganize a sala de catequese: vire as cadeiras e mesas de pernas para o ar, coloque-as fora do lugar... e espalhe pela sala papéis que contém pecados (os setes pecados capitais)....
Começando o assunto- Inicie seu encontro deixando os catequizandos observarem e comentarem sobre a bagunça na sala. Escute-os e aguarde para verificar se terão iniciativa em reorganizar, ou se apenas ficarão observando sem nada fazer. Converse sobre como é diícil reorganizar o que está bagunçado. É preciso muita força de vontade. Assim também é na vida de qualquer pessoa. É muito mais fácil continuar pecando do que tomar a iniciativa de viver conforme a vontade de Deus. Se os catequizandos não tiverem a iniciativa de organizar a sala, peça para que o façam. Peça para que alguns recolham os papéis com os pecados, colocando-os sobre uma mesa ou no centro da sala. Leia com eles os pecados e fale da bagunça que eles podem causar na vida das pessoas. Converse com eles sobre a possibilidade de ser fazer uma "arrumação" geral na vida.
Crescer na Palavra de Deus- Convide os catequizandos a proclamar o Evangelho cantando. Leia com eles  a Parábola do Filho Pródigo em Lc 15, 11-32. Converse sobre a parábola. Ajude-os a entender a gravidade do que o filho mais novo fez. Peça para que anotem no caderno as atitudes ruins que o filho tomou e as consequências que isto trouxe para sua vida e para a sua família. Compare o desastre da vida de pecado do filho pródigo com a bagunça que estava na sala de catequese no início do encontro.
Em seguida, converse com os catequizandos sobre:
        *As atitudes do filho em querer arrumar a bagunça de sua vida. Peça para que anotem no caderno quais atitudes do filho o ajudaram a perceber o que havia feito com ele mesmo.
        *As atitudes do pai, e peça para que anotem essas atitudes. Converse com eles sobre a acolhida do pai.
        *As atitudes do filho mais velho, e peça para que eles anotem essas atitudes. Converse com eles sobre o fechamento do filho mais velho.
Ajude-os a entender que a atitude do filho em querer voltar para a casa do pai não foi fácil, pois foi preciso muita humildade. Mas ele confiava no pai. Por sua vez o pai acolheu o filho. Ele também confiava na capacidade de seu filho em ser melhor. Explique que somente a confiança gera perdão. E o perdão é capaz de arrumar a bagunça que o pecado realiza em nossa vida. Comente com os catequizandos que assim é o nosso Deus. Ele é Pai que confia em nossa capacidade de sermos melhores. Sabe que precisamos ser felizes e nos ajuda a arrumar a bagunça que criamos com nossos pecados. Ele confia em nós.
Solicitar para que parem e pensem sobre a seguinte pergunta: E nós, confiamos Nele?
Crescer na oração- Ajude seus catequizandos a entender a importãncia do exame de consciência diário. Para isso, realize com eles a seguinte celebração: Peça para se reunirem em círculo ao redor das folhas com os pecados escritos. Solicite para que um ou mais catequizandos leiam os pecados escritos sem voz alta. Após a leitura de cada pecado, todos dizem: Senhor, tende piedade de nós. No final, quem leu amassa e rasga o pael ou joga no lixo. Rezar o ato de contrição.


2 comentários:

  1. Oi!
    Vim fazer uma visitinha e deixar um abraço carinhoso pra você.
    Juntos somos +
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Parabéns o encontro está muito bem elaborado. Obrigado por compartilhar. Abs. Everaldo - taboão da serra

    ResponderExcluir