Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

14 junho, 2011

Rei Davi

Davi: um homem corajoso


Nas colinas de Belém um jovem cuida dos rebanhos de seu pai Jessé. É Davi, e ele leva a sério tudo o que faz. Certa vez lutou contra um leão que ameaçava o seu rebanho. Em outra ocasião, matou um urso. Os filisteus e os israelitas estavam prontos para a guerra. Os filisteus estavam em uma colina e os israelitas em outra. Um campeão chamado Golias apareceu do lado do acampamento dos filisteus. Ele tinha quase três metros de altura. Os israelitas estavam com muito medo. Por 40 dias Golias apareceu, todas as manhãs e todas as tardes, repetindo o mesmo desafio. Berrou para os israelitas:
Mandem um homem e deixem nós dois lutarmos.
Os três irmãos mais velhos de Davi tinham seguido Saul para a guerra. Davi era o mais novo deles e tomava conta das ovelhas de seu pai. Um dia seu pai disse:
- Leve estes pães para seus irmãos e veja como eles estão.
Davi chegou até o acampamento e foi até a linha de frente para ver seus irmãos. Enquanto Davi conversava com eles, Golias berrou seu desafio de costume. E Davi ouviu também.
Davi disse a Saul:
-Vou lutar contra o gigante.
Saul respondeu: “Você ainda é um garoto”.
Mas Davi disse a Saul: “Já matei um leão e um urso. Deus vai me livrar das mãos deste filisteu”.
Davi escolheu 5 pedras lisas no riacho. Com o cajado de pastor e a funda nas mãos, Davi se aproximou de Golias. Golias olhou para Davi e percebeu que ele ainda era um menino. Ficou ofendido e disse a Davi:
- Será que sou um cachorro, para você me atacar com um pedaço de pau?
Davi respondeu:
- Você vem contra mim com espada e com escudo. Mas eu vou contra você no nome do Senhor Todo-Poderoso!
Davi correu na direção de Golias. Ele pegou uma das pedras e atirou no seu inimigo. A pedra acertou bem no meio da testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Quando os filisteus viram que o herói deles estava morto, fugiram. Após estes acontecimentos o Rei Saul viu que teria que ceder o seu trono a Davi, e assim Davi se tornou Rei. Ele também escreveu a maioria dos salmos que estão na Bíblia. Da descendência de Davi nasceu José e Maria pai adotivo e Mãe de Jesus. Davi foi o rei do povo Judeu durante muitos anos, sua história é narrada na bíblia, e muitos de seus salmos e poemas se encontram nela. Ele amava o Senhor e o Espírito de Deus lhe dirigia o pensamento. Seu amor por Deus e a unção de Deus sobre ele o levavam a compor lindas músicas e poesias para Deus. Ele era valente, um guerreiro muito bem sucedido. O segredo estava em que sempre fazia as coisas em nome de Deus. Também era uma pessoa propensa a pecar, e pecou gravemente contra o Senhor, mas porque amava a Deus, sempre se arrependia. 


 Fonte: www.santuariopenapolis.com.br

3 comentários:

  1. Olá Cris! Ótima sua postagem!
    Bom para refletir.
    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  2. Querida Cris! Amei a postagem!
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris! Vim conhecer vc é o seu blog! Adorei, tudo é lindo e encantador!! Estou participando do "Grupo de Catequistas unidos",e sou da última lista que saiu, ou melhor da 3ª lista! Bjs no coração. Paz e Bem!

    ResponderExcluir