Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

29 julho, 2011

Dinâmica para catequese: Boliche Catequético- Derrubando o pecado


A catequista Jane confeccionou este boliche com garrafas de refrigerante para dinamizarmos  o encontro de catequese sobre o pecado.

Como brincar: forme dois grupos. Ganha o grupo que derrubar mais garrafas com as etiquetas azuis.





Vamos ver o que o catecismo (Youcat) diz sobre o pecado?

O que é pecado?
O cerne do pecado é a rejeição de Deus e a recusa de aceitar o Seu amor. Isto revela-se no desdém pelos Seus Mandamentos. [385-390]
Pecado é mais do que um comportamento errôneo; é também uma fraqueza física. Na sua natureza mais profunda, essa rejeição ou destruição de algo bom é a recusa do Bem por excelência, isto é, a recusa de Deus. O pecado, a sua mais profunda e terrível dimensão,  é a separação da fonte da vida, daí que a morte seja também a consequência  do pecado.

Como nos retira Deus da sucção do mal?
Deus não fica a assistir à forma sucessiva como o ser humano se destrói a si mesmo e ao seu ambiente, através da reação em cadeia do pecado. Ele envia-nos Jesus Cristo, o Salvador e Redentor, que nos arranca do poder do pecado. [410-412,420-421]
"Ninguém me pode ajudar." -esta frase da experiência  humana deixou de ser verdade. Deus Pai enviou o Seu filho onde o ser humano, com o seu pecado, acabava. A consequência do pecado é a morte (cf. Rm 6,23). Mas a consequência do pecado é também a maravilhosa solidariedade de Deus, que nos envia Jesus como amigo e salvador.

Obrigada. Deus ama você.
Cris Menezes
Catequizando Feliz-Blog

Post atualizado em 22/06/2016

4 comentários:

  1. Excelente criatividade! Parabéns! Continuem criativas. Jesus era um mestre excepcional. Ele usava o que tinha ao redor: ovelhas, colheitas, poço de água, árvores, plantações e ensinava com profundidade! Lindo findi! Bjbj!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei da sugestão! já fiz com meu grupo quando eu era catequista. Bom final de semana na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  3. Oii Cris!Ameiii essa idéia, ótima para trabalhar com as crianças que vão fazer Eucaristia nos proximos meses em que temos que falar sobre o pecado e o perdão!
    Obrigada pela idéia e sugestão! Parabenize tb a sua colega!!!

    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela criatividade! E obrigada por compartilhar, logo logo estarei arrumando meu cantinho e compartilhando minhas idéias tb. bjs

    ResponderExcluir