Atividade pós-missa

Catequistas Unidos, apresento a vocês o coordenador da Catequese de Primeira Eucaristia da minha comunidade. O nome dele é Clóvis. Pedi para ele escrever sobre uma das atividades que desenvolvemos na catequese. Aproveito para dizer  que o Clóvis é uma benção na nossa catequese. Deixo vocês com ele!

*
*
*

Não há momento mais propício para partilhar o que agora escrevo.
Mês de setembro, mês da Bíblia. Período oportuno para que cada cristão tenha acesso à Palavra de Vida Eterna e maior intimidade com a Palavra de Deus, que nos fala no íntimo de nossos corações.
Na catequese, temos diversas formas para trabalharmos o tema com nossos catequizandos. Mas como chegar aos pais, às famílias dessas crianças? (façamos o seguinte, quando me referir aos Pais, entenda-se também responsáveis, visto que, infelizmente algumas crianças não convivem com seus pais).
Muitos pais não tem participação alguma na vida da comunidade, na vida da Igreja. Como chegar até eles e como impulsioná-los a participar da Santa Missa?
O meio que encontramos foi o seguinte:
1 - em cada missa de domingo é entregue à cada criança, da catequese ou não, uma atividade relacionada ao Evangelho do dia;
2 – as atividades variam entre perguntas relacionadas à liturgia ou a preparação de uma mensagem ou desenho que retrate o que a criança viveu na celebração;
3 – todas as atividades começam tem em seu enunciado o seguinte: leia com seus pais o Evangelho de hoje e...
4 – no encontro seguinte cada catequista deve partilhar com suas respectivas turminhas, a atividade do domingo passado, assim será possível incentivar à leitura da Palavra de Deus, a oração e participação da Missa, já que somente aqueles que vão a Missa recebem a atividade.


Clique aqui para ver atividade do dia 18/9

Paz e Bem!
Clóvis de Freitas




Comentários

  1. Olá! Parabéns a todos vcs pelo trabalho desenvolvido na comunidade! Parabéns pelo seu blog.
    Ando com dificuldades de fazer postagens, devido a criticas destrutivas que venho recebendo por parte daqueles que ao invés de ajudar só dão idéias e criticam. Perdi um pouco da motivação que tinha, em breve deixarei a coordenação da pascom e consequentemente deixarei de postar neste blog. Mas por enquanto vamos trabalhar, afinal o Evangelho de hoje diz:
    Quem trabalha para o Reino de Deus, deve fazê-lo por amor.
    E quando alguém faz por amor não se interessa pela recompensa...
    pelos elogios... pelo pagamento...
    A fidelidade ao Senhor já é uma recompensa....
    Sem dúvida, Deus nos dá muito mais que merecemos.
    Bom domingo, na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  2. Cris, que bacana conhecer seu coordenador. Deus o abençoe!

    Muito interessante essa idéia da atividade pós missa.
    Vou passar a idéia para a minha coordenadora também.

    Obrigada por compartilhar!

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Cris belíssima ideia. Aqui na minha paróquia está precisando de inovações e tem que fale que novidades virão ano que vem. Vou passar esta ideia sua para os coordenadores daqui da minha comunidade. Eu dou nota 10 pra esta ideia.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cláudia e Jonathan. Fico contente de vocês terem gostado da ideia. O objetivo é incentivar que as crianças vão a missa, e integrar a família toda na catequese! E estão surgindo mais ideias, como fazer lembrancinhas também. :)

    ResponderExcluir
  6. VIU CRIS, QUE AS VEZES MEU BLOG É BAGUNÇADO, MISTURADO, MAIS ÀS VEZES ELE AJUDA? KKKKKK MUITOS ME CRITICAM QUE MEU BLOG É UMA BAGUNÇA SÓ, RECEBO AS CRÍTICAS POR EMAIL, RSRSRS. MAS O QUE EU POSSO FAZER SE EU QUE SOU O DONO DELE É DE 1001 UTILIDADES? CATEQUISTA, PROFESSOR E POR AÍ VAI...
    TENHO QUE ATENDER TODOS MEUS AMIGOS, CATEQUISTAS E PROFESSORES NÃO É MESMO? E ASSIM CATEQUISTAS E PROFESSORES VÃO SE INTERAGINDO. VOCÊ MESMO NEM SABIA QUE HOJE ERA DIA DA ÁRVORE E APOSTO QUE MUITOS PROFESSORES NEM SABIA QUE HOJE ERA DIA DE SÃO MATEUS. E ASSIM VAMOS APRENDENDO. VIU QUE MEU BLOG É UMA BAGUNÇA ORGANIZADA?
    ABRAÇO QUERIDA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas