Categorias

Abraão (1) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (1) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (9) Artesanato criativo (3) As maravilhas de Deus (1) Atividades (3) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (7) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (2) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (8) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (3) Eucaristia (9) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (2) Lembrancinhas (4) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (25) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (15) Parábola do semeador (2) Páscoa (1) Pecado (2) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (2) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (3)

29 setembro, 2011

Vírus


Não consigo acessar dois blogs, porque meu anti-vírus bloqueia dizendo que há vírus nestes blogs.  Precisei tirar as atualizações dos blogs da página, para conseguir acesso a meu blog,  que também ficou bloqueado devido aos blogs que estão com vírus. Alguém sabe o que está acontecendo?

27 setembro, 2011

Vamos pular amarelinha?

Amarelinha dos mandamentos.
Numerada de 1 a 10.
Joga. Fala o mandamento correspondente ao número. Pula.



23 setembro, 2011

Adote um catequizando

Gente, aderimos a campanha "Adote um catequizando".  Achei linda a ideia da Imaculada Cintra e domingo passado dei o aviso na missa (aproveitando que é o mês da Bíblia).  Pedimos doações de bíblias para os catequizandos,  pois  a maioria das crianças não têm. O ideal seria que todos os catequizandos tivessem a bíblia para que pudessem acompanhar as leituras bíblicas  e a pegar intimidade com a palavra de Deus.  Segundo a catequese Renovada, " a bíblia é ' a primeira fonte da catequese".

Imagem: weheartit
Para ler mais sobre a campanha, acesse Sou Catequista de IVC



21 setembro, 2011

Tia Cris

Eu e o catequista que me ajuda nos encontros. Mimo de uma catequizanda. Dizendo ela que ele está piscando para mim. Fofo demais. Só não sei da onde ela me arranjou este cabelo liso.



17 setembro, 2011

Atividade pós-missa

Catequistas Unidos, apresento a vocês o coordenador da Catequese de Primeira Eucaristia da minha comunidade. O nome dele é Clóvis. Pedi para ele escrever sobre uma das atividades que desenvolvemos na catequese. Aproveito para dizer  que o Clóvis é uma benção na nossa catequese. Deixo vocês com ele!

*
*
*

Não há momento mais propício para partilhar o que agora escrevo.
Mês de setembro, mês da Bíblia. Período oportuno para que cada cristão tenha acesso à Palavra de Vida Eterna e maior intimidade com a Palavra de Deus, que nos fala no íntimo de nossos corações.
Na catequese, temos diversas formas para trabalharmos o tema com nossos catequizandos. Mas como chegar aos pais, às famílias dessas crianças? (façamos o seguinte, quando me referir aos Pais, entenda-se também responsáveis, visto que, infelizmente algumas crianças não convivem com seus pais).
Muitos pais não tem participação alguma na vida da comunidade, na vida da Igreja. Como chegar até eles e como impulsioná-los a participar da Santa Missa?
O meio que encontramos foi o seguinte:
1 - em cada missa de domingo é entregue à cada criança, da catequese ou não, uma atividade relacionada ao Evangelho do dia;
2 – as atividades variam entre perguntas relacionadas à liturgia ou a preparação de uma mensagem ou desenho que retrate o que a criança viveu na celebração;
3 – todas as atividades começam tem em seu enunciado o seguinte: leia com seus pais o Evangelho de hoje e...
4 – no encontro seguinte cada catequista deve partilhar com suas respectivas turminhas, a atividade do domingo passado, assim será possível incentivar à leitura da Palavra de Deus, a oração e participação da Missa, já que somente aqueles que vão a Missa recebem a atividade.


Clique aqui para ver atividade do dia 18/9

Paz e Bem!
Clóvis de Freitas




13 setembro, 2011

Os 12 Mandamentos da Paz

Na ocasião da CF2009,  meus catequizandos criaram os Mandamentos da Paz:

1. Amar e respeitar a todos
2. Amar e ter carinho com a nossa família
3. Dialogar com as pessoas
4. Não brigar
5. Não agredir qualquer pessoa verbalmente ou fisicamente
6. Não devolver o mal
7. Não maltratar o próximo
8. Não matar
9. Não usar nenhum tipo de droga
10. Respeitar a natureza e os animais
11. Ter solidariedade com as pessoas
12. Dizer não as coisas ruins da vida

Créditos: Texto criado por crianças de 9 a 10 anos da minha turma da catequese, depois de estudar a CF 2009: A paz é fruto da justiça.

Sete Chaves Para Ler a Bíblia


  1. Pés: Bem plantados na realidade.
    Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo (Ex 3,7).
  2. Olhos: Bem abertos.
    Um olho deve estar sobre o texto da Bíblia e o outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.
  3. Ouvidos: Atentos, em alerta.
    Um ouvido deve escutar o chamado de Deus e o outro escutar o seu irmão.
  4. Coração: Livre para amar.
    Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para viver em conversão.
  5. Boca: Para anunciar e denunciar.
    Aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu a palavra de Deus e a vida.
  6. Cabeça: Para pensar.
    Usar a inteligência para meditar, estudar e buscar respostas para nossas dúvidas. Ler a Bíblia e ler também outros livros que nos expliquem a Bíblia.
  7. Joelhos: Dobrados em oração.
    Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir o dom da sabedoria ao Espíri to Santo para entender a Bíblia.
Autor: Jaime Francisco de Moura

Conheci este texto maravilhoso no blog Amando a catequese