Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

18 junho, 2012

Jesus, nossa Eucaristia

Minha conversa com as crianças- Turma de reposição

        Significado de Corpus Christi: é uma palavra latina que significa Corpo de Cristo. Na festa de Corpus Christi comemoramos o Corpo de Cristo, ou seja a Eucaristia, Jesus presente na hóstia santa e no vinho.

Pão material x pão espiritual
          Para vivermos precisamos nos alimentar diariamente. Não conseguimos viver muitos dias sem comida, nem bebida. O pão (a comida) alimenta nosso corpo, nos dá energia para realizar nossas tarefas. Sem alimentar, nós morremos.
Nós somos feitos de corpo e alma. E nossa alma necessita de amor, como o corpo precisa de alimento.
Eucaristia é este alimento para nossa alma, é o nosso alimento espiritual,  é a hóstia que recebemos na missa.

         A hóstia é um pão sem fermento. O que acontece se não colocarmos fermento no bolo? Isso mesmo, o bolo não cresce. Mas a hóstia não é só um pão sem fermento, a hóstia consagrada é o próprio Jesus que se doa por nós, e quer ser nosso alimento, quer nos fortalecer, nos ensinar amar as pessoas, quer ser nossa força e coragem, quer nos dá vida verdadeira. Vocês sabem em que momento a hóstia deixa de ser um simples pão para se transformar no próprio Jesus? Isso mesmo, no momento em que o padre abençoa a hóstia e repete as palavras de Jesus, na última ceia com os apóstolos:

Tomai todos e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós
De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice
e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo:
Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de Mim.

A Igreja repete os gestos e as palavras de Jesus, há milhares de anos, como Ele próprio pediu.

            Depois da Primeira Eucaristia, vamos receber a segunda eucaristia, a terceira... a mil eucaristia, vamos receber a eucaristia atéééé o final da vida, em todas as missas que participarmos. (Daí uma criança me interrompe e diz: e se a gente pecar, tem que se confessar. )É, quando pecarmos, precisaremos nos confessar para continuar recebendo a Eucaristia. É bem assim: Quando alguém que a gente gosta diz que vai nos visitar, nós corremos e arrumamos nosso quarto, arrumamos a casa toda, limpamos e organizamos as coisas para receber a nossa visita. Ninguém quer mostrar uma casa suja e desarrumada para os outros. Da mesma maneira, nós precisamos limpar o nosso coração, para receber Jesus. O nosso coração está assim (mostrar uma folha em branco), mas olha só o que o pecado faz no nosso coração (mostrar a folha branca com manchas- Usar a cor laranjada para parecer sujo.). O pecado suja o nosso coração. Então precisamos limpar o nosso coração para receber Jesus, Como fazemos para limpar o nosso coração? (Deixar que as crianças falem.)


            Primeiro, precisamos nos arrepender do pecado que cometemos. Reconhecer que erramos: "Puxa, eu não devia ter feito aquilo, ter brigado com meu irmão, ter desobedecido meus pais..." Depois, vamos pedir perdão a Deus e pedir perdão para a pessoa que magoamos. Vamos também precisar nos confessar com o padre, que na hora da confissão representa o próprio Jesus. Nós contamos ao padre nossos pecados. É só lembrar dos 10 mandamentos. Peguei contra os 10 mandamentos? Vou então precisar me confessar, para depois receber a comunhão.


Celebração

A Igreja repete o gesto de Jesus e suas palavras há mais ou menos dois mil e doze anos. (Pedir para que todos peguem o pão e o suco de uva. Esperar que todos peguem. Ninguém pode comer antes. Quando todos estiverem prontos, ler a passagem bíblica da Última Ceia.)





Para copiar no caderno

"Jesus quis sempre ficar com a gente. Por isto Ele se torna alimento-a Eucaristia- que nos dá forças para caminhar sempre unidos.

Devemos repartir o amor e a amizade com as pessoas. E repartir tudo o que temos e o que sabemos. Só assim a nossa vida se torna uma vida de comunhão. Não devemos viver egoísticamente, mas devemos repartir tudo aquilo que temos o outro que tem menos. "


Oração final no Santíssimo

Senhor Jesus, te peço para abençoe minha família e te peço, Jesus, para que nunca falte comida na minha casa. Me ajude a amar todas pessoas, também aquelas que me aborrecem e me irritam.


Estudo no Youcat

"A sagrada Eucaristia é o sacramento em que jesus Cristo entrega Seu corpo e o Seu sangue-Ele próprio-por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na sagrada Comunhão. Assim nos ligamos ao corpo único de Cristo, a Igreja. A Eucaristia é, depois do batismo e da confirmação, o terceiro sacramento da iniciação cristã da Igreja Católica A eucaristia é o misterioso centro de todos esses sacramentos, pois a imolação histórica de Jesus na cruz torna-se presente, de uma forma oculta e incruenta , durante a consagração do pão e do vinho. A Eucaristia é portanto, a fonte e o centro de toda a vida cristã( Concílio Vaticano II). Tudo aponta para ela; aliás, não há nada maior que se possa alcançar. Quando comemos o pão partido, unimo-nos ao amor de Jesus, que no madeiro da cruz nos ofereceu o seu Corpo; quando bebemos do cálice, unimo-nos Àquele que até derramou sangue durante a Sua oferta por nós. Não inventamos este rito; foi o próprio Jesus que celebrou com Seus discípulos a Última Ceia e antecipou a sua morte; Ele ofereceu a seus discípulos sob os sinais do pão e do vinho e exortou-os a celebrarem a Eucaristia a partir de sua morte: ‘Fazei isto em memória de mim.' (I Cor 11, 24)".

3 comentários:

  1. Boa tarde Cris. Passei para visitar seu blog e para desejar-lhe um abençoado final de semana.ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Passando por aqui para

    informar que meu blog

    que antes tinha o

    título " Ronei

    Figueiredo -

    CATEQUISTA -" que tinha

    como endereço

    "roneicatequista.blogsp

    ot.com.br", passou por

    mudanças e está com

    novo título que é " Ao

    encontro de Cristo " e

    novo endereço que é:

    "encontrodecristo.blogs

    pot.com.br"
    Vamos atualizar a lista

    dos catequistas unidos

    com o meu novo titulo e

    endereço?
    Grato pela compreensão.

    ResponderExcluir
  3. OIB ADOREI SEU BLOG!!!! É MUITA CRIATIVIDADE EM PRÁTICA NÉ,OLHA O MEU E SE GOSTAR ME SEGUI
    http://juntoemisturado-danny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir