Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

10 março, 2013

Dinâmica de apresentação- Catequese com crianças Quem eu sou?




Acolhida e Oração inicial com a leitura do Salmo 138
Distribuir folhas em branco e pedir para que o catequizando faça um desenho de si  mesmo e escreva seu nome, aniversário, uma qualidade. 

Leitura e Partilha do Texto Assim sou eu
"Elogio, xingo, agrado, desagrado, sou amável, às vezes mal-educado, bato, abraço, estudo, colo, partilho minhas coisas, quero tudo para mim, sou egoísta, generoso, calmo, agitado, obedeço, desobedeço, sou sincero, minto. Eu sou um tantão de coisas, e todas as coisas ao mesmo tempo. O bem, o mal, a alegria, a tristeza, tudo convive dentro de mim. Às vezes me sinto diferente; outras, tão igual aos outros. Quando ando depressa, penso que poderia ir mais devagar. Se saio correndo, tenho medo de cair. Se pulo corda, fico de olho na queimada. E assim vou vivendo um dia atrás do outro, buscando respostas, fazendo perguntas. Vou sendo feliz e até mesmo infeliz. Se em algum momento desacredito de algo, em outro sinto que a esperança me move. Sigo a minha estrada, olhando a paisagem, atravessando pontes, cortando caminhos em busca de saber quem eu sou.”

Iniciar a reflexão sobre “quem eu sou”, nossas diversidades e diferenças, o valor de cada um, o respeito pelo próprio corpo. É importante que o catequista leve-os a reconhecerem o valor que têm, e que se sintam especiais e amados por Deus.  

Pedir que cada um apresente seu desenho e fale a qualidade que escreveu.

Troca de desenhos. Recolhemos os desenhos e entregamos de forma aleatória de maneira que cada catequizando não pegue o próprio desenho. Deixar que eles encontrem o dono do desenho, para poderem interagir.

Espalhar os desenhos no chão e fazer uma oração de entrega a Deus, por tudo o que somos.

Sugestão de música para o catequista refletir sobre o tema: Contrários- Pe. Fábio de Melo.

Encontro baseado no livro Creio na Alegria (Sandra Regina de Sousa e Tânia Ferreira Pulier)


Por Cris Menezes
http://www.catequesedeeucaristia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário