Dinâmica de apresentação- Catequese com crianças Quem eu sou?




Acolhida e Oração inicial com a leitura do Salmo 138
Distribuir folhas em branco e pedir para que o catequizando faça um desenho de si  mesmo e escreva seu nome, aniversário, uma qualidade. 

Leitura e Partilha do Texto Assim sou eu
"Elogio, xingo, agrado, desagrado, sou amável, às vezes mal-educado, bato, abraço, estudo, colo, partilho minhas coisas, quero tudo para mim, sou egoísta, generoso, calmo, agitado, obedeço, desobedeço, sou sincero, minto. Eu sou um tantão de coisas, e todas as coisas ao mesmo tempo. O bem, o mal, a alegria, a tristeza, tudo convive dentro de mim. Às vezes me sinto diferente; outras, tão igual aos outros. Quando ando depressa, penso que poderia ir mais devagar. Se saio correndo, tenho medo de cair. Se pulo corda, fico de olho na queimada. E assim vou vivendo um dia atrás do outro, buscando respostas, fazendo perguntas. Vou sendo feliz e até mesmo infeliz. Se em algum momento desacredito de algo, em outro sinto que a esperança me move. Sigo a minha estrada, olhando a paisagem, atravessando pontes, cortando caminhos em busca de saber quem eu sou.”

Iniciar a reflexão sobre “quem eu sou”, nossas diversidades e diferenças, o valor de cada um, o respeito pelo próprio corpo. É importante que o catequista leve-os a reconhecerem o valor que têm, e que se sintam especiais e amados por Deus.  

Pedir que cada um apresente seu desenho e fale a qualidade que escreveu.

Troca de desenhos. Recolhemos os desenhos e entregamos de forma aleatória de maneira que cada catequizando não pegue o próprio desenho. Deixar que eles encontrem o dono do desenho, para poderem interagir.

Espalhar os desenhos no chão e fazer uma oração de entrega a Deus, por tudo o que somos.

Sugestão de música para o catequista refletir sobre o tema: Contrários- Pe. Fábio de Melo.

Encontro baseado no livro Creio na Alegria (Sandra Regina de Sousa e Tânia Ferreira Pulier)


Por Cris Menezes
http://www.catequesedeeucaristia.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas