24 abril, 2013

Somos filhos de Deus




Para o catequizando

Deus é nosso Pai e nosso criador. Ele nos ama como filhos. Por isso, Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Não é que a gente seja parecido com Deus no corpo. Deus não tem corpo. Ele é só Espírito. Nós somos a parte mais importante da criação. E para nós Deus criou coisas tão belas! O ser humano é diferente das outras coisas criadas por Deus. É diferente dos animais porque recebeu de Deus vários dons que os animais não receberam. Dom é como um presente especial que não se pode comprar. 

Veja só os belos presentes que nós ganhamos de Deus:
Inteligência: O ser humano pensa e consegue falar o que pensa. Só o homem e a mulher são capazes de conhecer e amar o seu Criador.

Consciência: Sabe que a realidade existe.

Vontade: O ser humano é capaz de tomar decisões.

Liberdade: Pode escolher entre fazer o bem e o mal.

Vamos rezar: De mãos estendidas, vamos agradecer a Deus os dons que Ele nos deu para melhorar a vida de todos.

(Primeiro livro do catequizando, Paulus)


 Para o catequista

Somos gente...feitos com amor, por amor, pelo amor e para o amor. Feitos à imagem e semelhança de Deus, feitos com inteligência, liberdade, afeto, vontade...Somos as mais perfeitas das criaturas, superiores a tudo. Somos donos do mundo. Dominamos os animais, a terra e agora dominamos o espaço, a Lua...Que maravilha ser gente! Recebemos de Deus o mundo com suas riquezas. Precisamos aprender o que é 'ser gente'. Precisamos responder ao projeto de amor de Deus.

Deus me amou e quis que eu existisse. 
Todo esse mundo que vemos, a terra e tudo o que ela contém, são coisas dadas por Deus, como um pai dá presentes aos seus filhos. Mas, o presente maior que Deus dá é o seu amor a cada pessoa. 

A maior felicidade, para nós, é gostar de Deus,  gostar do projeto que Ele oferece para a nossa felicidade. É viver como seus filhos e irmãos de todas as pessoas, procurando o bem.

Vejamos o que Deus diz: "Não temas,pois eu te salvo, eu te conheço pelo nome, és meu...(Is 43, 4)

(Livro do Catequista)







Roteiro do encontro


Motivação

Para quem Deus fez as coisas bonitas?
Por que o homem é diferente das plantas e animais?

Desenvolvimento do tema

Ler Gn. 1, 26-31; 2, 18-24

1.O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, isso quer dizer que o homem é diferente dos animais, porque: 
-é inteligente- pensa e fala o seu pensamento. Tem capacidade para dominar (trabalhar) a natureza;
-é livre-porque pode escolher entre o bem e o mal e sabe amar.

2. Todos os homens são iguais diante de Deus. A mulher tem o mesmo valor do homem e cada um foi feito para ajudar e ser ajudado para o outro.

3. O homem não nasce por acaso. Sempre Deus pensou com amor em cada um de nós. Preparou para nós as coisas bonitas do mundo e cuida, pessoalmente, de cada um. Cada pessoa é muito importante ao coração de Deus. Diz Deus, na Bíblia: "Ainda que a mãe se esqueça de seu filhinho, eu não me esquecerei de ti (Is 40, 15)".

Ação
Procurar cuidar do próprio corpo (Higiene)
Respeitar as pessoas.

Atividades: Levar para o encontro um plantinha  um animalzinho e colocá-los ao lado de uma criança e deixar que os outros indiquem as diferenças. 
Trazer para o encontro um objeto(radinho, relógio...) para que os catequizandos observem a inteligência do homem que o construiu. Mostrar o aparelho desligado e depois funcionando.
Ou trazer uma figura grande, cortada em vários pedaços como se fosse um quebra-cabeça,para ser montado.

Celebração
Fazer com que os catequizandos aprendam a dialogar com Deus, o seu Pai, agradecendo o amor que Ele tem por nós.

(Fonte: Livro do Catequista-Com adaptações)



Nenhum comentário: