Categorias

Abraão (1) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (9) Artesanato criativo (3) As maravilhas de Deus (1) Atividades (3) Avaliação na Catequese (1) Batismo (3) Bíblia (7) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (1) Cantinho da Oração (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (2) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (59) Dinâmicas de Oração (8) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (3) Eucaristia (9) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinhas (4) Mandamentos (1) Matrimônio (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (9) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (15) Parábola do semeador (2) Páscoa (1) Pecado (2) Planejamento (2) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Revisão (4) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (2) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (3)

24 abril, 2013

Planejameto de Encontro de catequese: Somos filhos de Deus




Para o catequizando

Deus é nosso Pai e nosso criador. Ele nos ama como filhos. Por isso, Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Não é que a gente seja parecido com Deus no corpo. Deus não tem corpo. Ele é só Espírito. Nós somos a parte mais importante da criação. E para nós Deus criou coisas tão belas! O ser humano é diferente das outras coisas criadas por Deus. É diferente dos animais porque recebeu de Deus vários dons que os animais não receberam. Dom é como um presente especial que não se pode comprar. 

Veja só os belos presentes que nós ganhamos de Deus:
Inteligência: O ser humano pensa e consegue falar o que pensa. Só o homem e a mulher são capazes de conhecer e amar o seu Criador.

Consciência: Sabe que a realidade existe.

Vontade: O ser humano é capaz de tomar decisões.

Liberdade: Pode escolher entre fazer o bem e o mal.

Vamos rezar: De mãos estendidas, vamos agradecer a Deus os dons que Ele nos deu para melhorar a vida de todos.

(Primeiro livro do catequizando, Paulus)


 Para o catequista

Somos gente...feitos com amor, por amor, pelo amor e para o amor. Feitos à imagem e semelhança de Deus, feitos com inteligência, liberdade, afeto, vontade...Somos as mais perfeitas das criaturas, superiores a tudo. Somos donos do mundo. Dominamos os animais, a terra e agora dominamos o espaço, a Lua...Que maravilha ser gente! Recebemos de Deus o mundo com suas riquezas. Precisamos aprender o que é 'ser gente'. Precisamos responder ao projeto de amor de Deus.

Deus me amou e quis que eu existisse. 
Todo esse mundo que vemos, a terra e tudo o que ela contém, são coisas dadas por Deus, como um pai dá presentes aos seus filhos. Mas, o presente maior que Deus dá é o seu amor a cada pessoa. 

A maior felicidade, para nós, é gostar de Deus,  gostar do projeto que Ele oferece para a nossa felicidade. É viver como seus filhos e irmãos de todas as pessoas, procurando o bem.

Vejamos o que Deus diz: "Não temas,pois eu te salvo, eu te conheço pelo nome, és meu...(Is 43, 4)

(Livro do Catequista)







Roteiro do encontro


Motivação

Para quem Deus fez as coisas bonitas?
Por que o homem é diferente das plantas e animais?

Desenvolvimento do tema

Ler Gn. 1, 26-31; 2, 18-24

1.O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, isso quer dizer que o homem é diferente dos animais, porque: 
-é inteligente- pensa e fala o seu pensamento. Tem capacidade para dominar (trabalhar) a natureza;
-é livre-porque pode escolher entre o bem e o mal e sabe amar.

2. Todos os homens são iguais diante de Deus. A mulher tem o mesmo valor do homem e cada um foi feito para ajudar e ser ajudado para o outro.

3. O homem não nasce por acaso. Sempre Deus pensou com amor em cada um de nós. Preparou para nós as coisas bonitas do mundo e cuida, pessoalmente, de cada um. Cada pessoa é muito importante ao coração de Deus. Diz Deus, na Bíblia: "Ainda que a mãe se esqueça de seu filhinho, eu não me esquecerei de ti (Is 40, 15)".

Ação
Procurar cuidar do próprio corpo (Higiene)
Respeitar as pessoas.

Atividades: Levar para o encontro um plantinha  um animalzinho e colocá-los ao lado de uma criança e deixar que os outros indiquem as diferenças. 
Trazer para o encontro um objeto(radinho, relógio...) para que os catequizandos observem a inteligência do homem que o construiu. Mostrar o aparelho desligado e depois funcionando.
Ou trazer uma figura grande, cortada em vários pedaços como se fosse um quebra-cabeça,para ser montado.

Celebração
Fazer com que os catequizandos aprendam a dialogar com Deus, o seu Pai, agradecendo o amor que Ele tem por nós.

(Fonte: Livro do Catequista-Com adaptações)



Nenhum comentário: