Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

15 junho, 2013

Planejameto do Encontro: Aliança: Pacto de Amizade- Catequese Primeira Eucaristia

Google

"No terceiro mês, depois de sua saída do Egito, o povo chegou a um monte chamado Sinai. Moisés subiu sozinho a montanha e lá Deus lhe falou:'...Se vocês obedecerem o que eu estou falando e forem fiéis à minha Aliança, vocês serão para mim o povo mais querido entre todos os povos...' O povo aceitou essa aliança de amor com Deus. Foi um compromisso de fidelidade entre Deus e as pessoas. Esta aliança foi feita entre Deus e o seu povo e, ao mesmo tempo, entre Deus e cada pessoa desse povo. O povo aceitou a oferta de amor de Deus e prometeu fazer a Sua vontade.  Deus deu para o povo uma lei, apresentada nos Dez Mandamentos, sinal da Sua Aliança com o seu povo. Aliança é o compromisso de amor e fidelidade entre Deus e cada um de nós." (Fonte: Primeiro livro do catequizando, Irmã Mary Donzellini)


Planejamento: Aliança com Deus

Interagindo: Fazer, com a ajuda dos catequizandos, um comentário sobre as normas vividas na casa de cada um, o que é permitido, o que é proibido...
Explorar as semelhanças e diferenças, entre as normas.
Caso considere viável, poderá solicitar aos catequizandos que encenem algumas situações em que as normas são aplicadas.

Conversar sobre: As normas e leis devem ajudar as pessoas a conviver.
Ás vezes é difícil entender e cumprir as ordens dos pais, por isso o amor entre as pessoas é tão importante, pois nos ajuda a resolver as dificuldades. Diante das faltas, quem ama sabe ajudar, compreender, corrigir e perdoar. Isso faz com que tudo se torne mais fácil e as leis fiquem mais leves de serem seguidas.
Explorar quando uma lei é boa e protege os direitos das pessoas, da comunidade, e quando acontece o contrário.

Iluminando nossa vida

-Explorar:

-A importância da lei, dos mandamentos para o povo judeu, o povo do qual Jesus fazia parte. A lei lhes foi dada por Deus a Moisés, no tempo em que o povo tinha saído libertado da escravidão e caminhava pelo deserto, rumo à terra prometida.

-Os 10 mandamentos selavam a Aliança entre Deus e o povo, que prometeu servir e obedecer a Javé como o seu único Deus e Senhor.

-Contar ou ler para os catequizandos: Ex 20, 1-17 e Dt 5, -12, onde encontramos os dez mandamentos.

-Orientar que, para Jesus, o pecado é não amar a Deus e ao próximo, pois o pecado é uma recusa do amor. 

Nosso compromisso: (Eu li o texto abaixo para que os catequizandos pudessem refletir e responder o "sim" à aliança com Jesus.)

A Antiga Aliança foi realizada no deserto, quando o povo se organizou e se comprometeu como Povo de Deus. Jesus, na última ceia, reparte o pão e vinho, seu corpo e sangue, com esse gesto, dá um mandamento novo ' amem-se como eu vos amo', e diz 'esta é a Nova e eterna Aliança.'

No batismo, nossos pais e padrinhos firmaram em nossos nome o compromisso de seguirmos Jesus, por isso pense: Você aceita esse contrato com Deus?
Você quer fazer a aliança com Deus e com Jesus, comungando com ele e com os irmãos?
Você aceita procurar sempre a vontade de Deus?

(Fonte: Livro Venham cear comigo, Lydia das Dores Defilippo.)

*
Dinamizando o encontro:

Encontrei a dinâmica do bambolê no Blog Sou CATEQUISTA de IVC : 


"- Comparar o bambolê  a uma aliança de casamento.
- O que significa uma aliança?
- O que ela representa na vida de duas pessoas?
- A maior representação de amor entre duas pessoas ocorre quando elas resolvem fazer uma aliança, quando uma se compromete em buscar a felicidade da outra, e vice-versa. O anel é o símbolo desse comprometimento; por isso costumamos chamar a aliança de o anel do casamento.
- Deus quer fazer uma aliança conosco, um pacto de amizade. durante a brincadeira, quando eu recebo esse bambolê (anel) e faço que ele passe sobre mim, dos pés á cabeça, é como se eu aceitasse criar esse laço com Deus e O deixasse agir sobre minha vida. Essa Aliança com Deus nós fazemos por meio do Batismo, pelo qual morrermos e ressuscitamos com cristo e nos comprometemos com a vida cristã, fazendo parte da Igreja.
- A presença de Deus na nossa vida é motivo de muita alegria. O amor de deus nos vitaliza e nos contagia; assim, quando eu entrego o anel ao meu(minha) colega, é como se despertasse nele(a) o desejo de também fazer parte dessa felicidade com Deus." (A dinâmica foi retirada do livro Jogos e brincadeiras para a catequese - Rogério Tellini).

Como fazer: Dividir os catequizandos em duas filas. Ao sinal, cada catequizando passa o bambolê  por baixo dos pés e retira-o pela cabeça, e passa para o próximo catequizando. Para ficar divertido, avisamos que vencerá a equipe que finalizar primeiro. Leia as orientações desta dinâmica aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário