Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

18 junho, 2013

São Francisco de Assis



Sábado iremos falar sobre os santos e escolhi São Francisco de Assis.




História

"Giovani de Pietri era um jovem miudinho e fraco, porém muito rico e que morava na França. Seu pai tinha tantas riquezas que poderia dar-lhe tudo o que ele quisesse, mas esse jovem não era feliz. Ele sentia uma enorme tristeza em seu coração vendo tanta gente passando fome em sua volta. Foi então que começou a dar aos outros um pouco do que tinha.

Seu pai ficou furioso! Achou que ele tava maluquinho, doido, completamente pirado! Ele não entendeu o quanto fazia bem a Giovani ajudar os outros. Aí, ele resolveu sair de casa para poder ficar perto de quem precisava dele. Foi então que Giovani rompendo com seu pai rasgou todas as suas vestes e partiu da casa de seu pai, sem dinheiro, sem roupas, sem nada. Ele decidiu pelo voto de pobreza e se ofereceu como servo do próximo.
As pessoas começaram a chamá-lo de Francisco que quer dizer pequeno francês e o sobrenome assis veio por causa da cidade onde morava. Então Giovani de Pietri passou a ser conhecido como São Francisco de Assis. A partir deste dia Francisco decidiu que viveria em função dos irmãos, deram a ele uma veste de saco e um cordão que seria preso na cintura. Neste cordão há três nós que simbolizam castidade, obediência e pobreza. Castidade significa não se casar nunca, vivendo em união somente com Deus; obediência para servir a Deus, fazendo todas as vontades Dele e pobreza significa só ter o que for necessário.
E assim São Francisco viveu com uma fé fervorosa, confiando sempre em Deus. Como prova do amor de Deus por Francisco chagas como as de Jesus apareceram em suas mãos e pés. Por fim São Francisco ainda ficou conhecido como o protetor dos animais ele conta que tudo começou assim: 'eu estava fazendo uma palestra sobre o amor de Deus num lugar onde tinha um montão de pombinhas. Mas elas faziam tanto barulho que ninguém escutava o que eu falava. Aí eu me virei para elas e disse:
_Queridas pombinhas, eu sei que vocês já conhecem o amor maravilhoso de Deus por nós e fazem festa por isso, mas estas pessoas também gostariam de conhecer e sentir o amor de Deus. Eu poderia pedir que vocês se acalmassem só por um tempinho? Então, elas pararam de fazer barulho e as pessoas conseguiram ouvir sobre o amor de Deus'. São Francisco de Assis se dedicou a amar e acolher o próximo servindo a Deus e sendo obediente a ele. Nós hoje também somos convidados a seguir Jesus dentro de nossas casas, na escola e em todos os lugares onde estivermos. Aceitas o convite?" (Fonte: Ministério da Criança-MG)



Mais sobre São Francisco:


"Ele gostava de poesia e brincar com as palavras, tipo: Deus Pai é tão bom que é uma mãe!
Ele gostava de música, estava sempre cantando. Um dia queria tocar violino, mas não tinha um, então pegou duas varetinhas e ficou brincando que estava tocando e imaginando o som do violino na cabeça.
Ele amava os pobrezinhos, trabalhava com eles na roça, para ajudá-los a ganhar um dinheirinho a mais, cuidava dos doentes, especialmente dos leprosos que ninguém queria cuidar.


Ele gostava dos animais, não tinha coragem de matar nem uma formiga, porque não tinha o dom de dar a vida pra ela. Respeitava muito os seres vivos." (Fonte: Amigos do Céu-Canção Nova)

Sugestão de encontro sobre São Francisco de Assis encontrei  aqui no blog (mais fofo do mundo) Pãozinho do céu, da querida Sueli, catequista e artista, que ilustra com seus lindos desenhos os encontros de catequese. 


Oração 

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

"A Oração da Paz, também denominada de Oração de São Francisco, é uma oração de origem anônima que costuma ser atribuída popularmente a São Francisco de Assis. Foi escrita no início do século XX, tendo aparecido inicialmente em 1912 num boletim espiritual em ParisFrança.
Em 1916 foi impressa em Roma numa folha, em que num verso estava a oração e no outro verso da folha foi impressa uma estampa de São Francisco. Por esta associação e pelo fato de que o texto reflete muito bem o franciscanismo, esta oração começou a ser divulgada como se fosse de autoria do próprio santo." (Wikpédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário