Metodologia catequética: Ver-iluminar-agir-celebrar-rever


Ver: É olhar para a realidade nas suas dimensões social, econômica, política, cultural, religiosa, etc. É um aproximar-se da vida e das pessoas e perguntar-lhes sobre o que estão vendo pelo caminho (cf Lc 24). É questionar, provocar um olhar crítico. É deixar  o coração transbordar e ouvir com atenção. Várias dinâmicas e técnicas poderão ser usadas conforme a idade e a situação do grupo.

Iluminar: Confrontar a realidade com a Palavra de Deus, os ensinamentos do Magistério e da tradição da Igreja. Confrontar essa realidade com o projeto de Deus, para que possamos compreendê-la e agir sobre ela, para transformar tudo o que vai contra a vontade do Pai e fortalecer tudo o que colabora para a construção do Reino. É anúncio e denúncia, por isso, carrega em si uma dimensão profética. Isto exige do catequista estar bem preparado(a) e buscar uma linguagem possível de ser compreendida pelo grupo de catequizandos(considerar a idade, a maturidade, a participação na vida da Igreja etc).

Celebrar: É rezar a vida e a fé com orações, símbolos, músicas, gestos. Pode estar presente em qualquer momento, alimentando a fé e permitindo nossa comunicação com Deus. É importante criar um clima orante, pois a catequese também é escola de oração, ajudando os catequizandos a conhecem os diversos modos de rezar da Igreja: Ofício Divino, Leitura Orante, diversas orações (principalmente o Pai-nosso, a Ave-Maria, o Credo), a leitura dos salmos, e tantas outras maneiras de rezar.

Rever: É o processo constante, que ajuda a verificar se a catequese está alcançando para rever seus objetivos: rever o processo e não as pessoas. Rever para crescer, melhorar, amadurecer, mudar, e não para desestimular e tirar a esperança. Rever a caminhada dos catequizandos e dos catequistas, assim como cada encontro e todo o ciclo catequético.


O método ver-iluminar-agir-celebrar-rever:

-deve ser testemunhado pela vida do catequista;
-tem o objetivo de educar na ação;
-desperta atitudes cristãs num processo de ação-reflexão;
-exige vivência comunitária e equipes de trabalho.


Fonte: Livro do Catequista, Irmã Mary Donzellini, Editora Paulus.

Comentários

Postagens mais visitadas