Jesus convida os apóstolos-Planejamento de Encontro da catequese




O que vamos precisar


Rede de pescadores, panos, lençóis  desenhos, fotografias de jornais e revistas, gravuras e textos co pessoas fazendo o que Jesus fazia.

Para ler, ouvir, pensar e conversar:


1) O convite:


Jesus convida todas as pessoas para viverem como ele vivia. De que maneira? Reflita sobre estes exemplos:


-Pensando no bem dos outros;

-Sendo justo e amigo de todos;
-Ajudando as pessoas a saírem do sofrimento;
-Anunciando a Palavra de Deus;
-Obedecendo a Deus Pai.

Você consegue pensar em outros exemplos? Quais? Vamos então colar as gravuras de pessoas que agem como Jesus agia.


2) Chamado por Jesus:

Vamos encenar a passagem da Bíblia na qual Jesus chama seus apóstolos. Antes, porém, vamos ler juntos na Bíblia como isso aconteceu (Mc 1, 16-20)

Atividades


1) Venham comigo! (Encenar)


Narrador: Quando Jesus andava à beira do lago da Galileia  viu dois irmãos: os pescadores Simão e André. Os dois pescavam no lago, com redes. Jesus foi até eles e disse:


Jesus: Venha comigo e eu ensinarei vocês a pescar gente!


Narrador: Jesus mudou o nome de Simão, dizendo a ele:


Jesus: Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu construirei a minha Igreja.


Narrador: Os dois largaram as redes e o seguiram. Mais adiante, encontraram outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles  estavam no barco com seu pai consertando redes. Jesus os chamou:


Jesus: Venham comigo!


Narrador: No mesmo instante eles largaram o barco, deixaram o pai e seguiram Jesus. Assim, Jesus foi caminhando por vários lugares  e escolhendo seus seguidores. Eram 12 apóstolos.


Catequista:Jesus chamou os apóstolos para ensiná-los a viver como ele. Depois, os apóstolos teriam como missão transmitir a todo o mundo o que Jesus lhes ensinou.


2) Para entender melhor o significado de algumas frases da encenação, responda às perguntas no caderno:


-Jesus mudou o nome de Simão para Pedro e disse que ele seria a 'pedra de sua Igreja'. O sucessor de Pedro é o Papa. Como é o nome de nosso Papa?

-Os sucessores dos apóstolos são os bispos. O bispo atende uma região chamada diocese. Qual o nome do nosso bispo? E de nossa diocese? -Antes de serem apóstolos, as pessoas que Jesus escolheu pescavam peixes. Jesus os convidou a serem pescadores de homens. O que significa isso? -Os apóstolos deixaram suas profissões e famílias (sem porém abandoná-las) para seguir Jesus. Nós também temos de largar muitas coisas para seguir Jesus,  como por exemplo, o preconceito, a preguiça, a inveja...Que outros exemplos você consegue pensar? -Por que tudo isso deve ser deixado para trás se quisermos, verdadeiramente, ser seguidores de Cristo?

3) Jesus escolheu 12 apóstolos. Vamos escrever seus nomes? Procure em Lc 6, 12-16.



Fonte: Livro Convidados para a ceia- Primeira Eucaristia, Diocese de Caxias do Sul, Paulinas.

Comentários

Postagens mais visitadas