Dinâmica na catequese: Salada de frutas e vida em comunidade




O tema do encontro de hoje foi Vida em Comunidade. Encontrei um texto maravilhoso sobre o tema, escolhi a leitura bíblica, mas estava faltando alguma coisa: a prática, a ação, levá-los a experimentar no encontro o que é viver em comunidade. (Claro que essa experiência não é nova para eles. Todos nós vivemos em diversas comunidades: a família, a escola, o time de futebol e a comunidade cristã.)

Então, dividimos grupos e passamos as tarefas: encher balões para enfeitar a sala, arrumar as cadeiras em círculos e preparar uma salada de frutas. Trabalhando em equipe, um ajudando o outro, conseguimos arrumar a sala e preparar o lanche. Tivemos aí, a primeira experiência de viver em comunidade no encontro de hoje. Depois, foi muito mais fácil ler o texto e partilhar. Partimos do concreto: trabalho em grupo, para chegar ao seguinte entendimento: Jesus quer que nós vivemos em comunidade, ajudando uns aos outros, partilhando os bens materiais, o alimento, as alegrias e tristezas, os problemas, como viviam a comunidade dos apóstolos.

Coloco aqui a explicação da dinâmica. Não deu tempo de fazer a segunda parte que era a brincadeira,mas será realizada no próximo encontro.

*
*
*

Salada de Frutas
Dinâmica do livro Jogos e brincadeiras para a catequese, do Rogério Bellini, editora Paulus.

Objetivo: Ambientar os participantes na abertura de um encontro, promovendo o aquecimento para atividades subsequentes. 
Toques criativos: Que tal preparar uma salada de frutas com a ajuda dos catequizandos? Distribua no grupo as frutas que deverão ser trazidas. 
Prepare o local, os recipientes, utensílios e descartáveis de que irá precisar.
Solicite a ajuda do grupo para lavar as frutas e cortá-las em pedaços.
Durante o preparo trabalhe temas como o valor do serviço comunitário, o indivíduo (sabor de cada fruta) versus o coletivo (todas as frutas juntas), partilha etc.


Desenvolvimento:

Solicitar aos catequizandos que façam um grande círculo com suas cadeiras. Quando todos estiverem sentados, o catequista posiciona-se no centro da roda, sem cadeira, e começa o jogo apontando alguém do grupo e dizendo-lhe qualquer das seguintes frutas:

"morango, morango", ou "laranja, laranja", ou "banana, banana", ou "salada de frutas".
Ao ouvir uma das frutas, a pessoa escolhida fará o seguinte:
Se ouvir "morango morango!", deverá responder dizendo seu próprio nome.
Se ouvir "laranja, laranja!", deverá responder dizendo o nome do colega que está à sua direita.
Se ouvir "banana, banana!", responderá como nome da pessoa que se encontra à sua esquerda.

Se ouvir salada de frutas!", todos os catequizandos se levantam e trocam de lugar. A pessoa que está no centro da roda tentará também ocupar uma cadeira. Aquele(a) que ficar sem cadeira reinicia o jogo.

Se alguém errar ao responder ou não se lembrar do nome que estão lhe perguntando, também passa a ocupar o centro.


Palavras chaves: Dinâmicas, catequese, catequese infantil, primeira eucaristia

Comentários

Postagens mais visitadas