Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

15 março, 2014

Dinâmica na catequese: Salada de frutas e vida em comunidade




O tema do encontro de hoje foi Vida em Comunidade. Encontrei um texto maravilhoso sobre o tema, escolhi a leitura bíblica, mas estava faltando alguma coisa: a prática, a ação, levá-los a experimentar no encontro o que é viver em comunidade. (Claro que essa experiência não é nova para eles. Todos nós vivemos em diversas comunidades: a família, a escola, o time de futebol e a comunidade cristã.)

Então, dividimos grupos e passamos as tarefas: encher balões para enfeitar a sala, arrumar as cadeiras em círculos e preparar uma salada de frutas. Trabalhando em equipe, um ajudando o outro, conseguimos arrumar a sala e preparar o lanche. Tivemos aí, a primeira experiência de viver em comunidade no encontro de hoje. Depois, foi muito mais fácil ler o texto e partilhar. Partimos do concreto: trabalho em grupo, para chegar ao seguinte entendimento: Jesus quer que nós vivemos em comunidade, ajudando uns aos outros, partilhando os bens materiais, o alimento, as alegrias e tristezas, os problemas, como viviam a comunidade dos apóstolos.

Coloco aqui a explicação da dinâmica. Não deu tempo de fazer a segunda parte que era a brincadeira,mas será realizada no próximo encontro.

*
*
*

Salada de Frutas
Dinâmica do livro Jogos e brincadeiras para a catequese, do Rogério Bellini, editora Paulus.

Objetivo: Ambientar os participantes na abertura de um encontro, promovendo o aquecimento para atividades subsequentes. 
Toques criativos: Que tal preparar uma salada de frutas com a ajuda dos catequizandos? Distribua no grupo as frutas que deverão ser trazidas. 
Prepare o local, os recipientes, utensílios e descartáveis de que irá precisar.
Solicite a ajuda do grupo para lavar as frutas e cortá-las em pedaços.
Durante o preparo trabalhe temas como o valor do serviço comunitário, o indivíduo (sabor de cada fruta) versus o coletivo (todas as frutas juntas), partilha etc.


Desenvolvimento:

Solicitar aos catequizandos que façam um grande círculo com suas cadeiras. Quando todos estiverem sentados, o catequista posiciona-se no centro da roda, sem cadeira, e começa o jogo apontando alguém do grupo e dizendo-lhe qualquer das seguintes frutas:

"morango, morango", ou "laranja, laranja", ou "banana, banana", ou "salada de frutas".
Ao ouvir uma das frutas, a pessoa escolhida fará o seguinte:
Se ouvir "morango morango!", deverá responder dizendo seu próprio nome.
Se ouvir "laranja, laranja!", deverá responder dizendo o nome do colega que está à sua direita.
Se ouvir "banana, banana!", responderá como nome da pessoa que se encontra à sua esquerda.

Se ouvir salada de frutas!", todos os catequizandos se levantam e trocam de lugar. A pessoa que está no centro da roda tentará também ocupar uma cadeira. Aquele(a) que ficar sem cadeira reinicia o jogo.

Se alguém errar ao responder ou não se lembrar do nome que estão lhe perguntando, também passa a ocupar o centro.


Palavras chaves: Dinâmicas, catequese, catequese infantil, primeira eucaristia

Nenhum comentário:

Postar um comentário