Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

05 abril, 2014

Mistérios das dores de Jesus





1º Mistério
Catequizando 1:  Jesus ficou em oração ao Pai do céu. Ele sentiu tudo o que iria acontecer com Ele. Pediu para o Pai do céu livrá-lo daquela hora, mas Ele queria em primeiro lugar fazer a vontade do Pai.
Catequizando 2: Jesus sentiu tudo o que Ele ia sofrer por amor de nós. Estava no jardim das Oliveiras rezando ao Pai do céu, muito angustiado, porque Ele é uma pessoa humana como nós. E toda pessoa sofre com a dor. Mas Jesus pediu ao Pai do céu que em primeiro lugar fosse feita a vontade dele. E por isso Jesus assumiu todo o sofrimento para nossa salvação.
Catequizando 3: Jesus, o Senhor sofreu muito para nos salvar, porque seu amor era muito maior que a dor.
Catequizando 4: Jesus, as pessoas sofrem muito no mundo por causa das injustiças e do pecado.
Catequizando 5: Jesus, eu quero respeitar o Senhor sempre em minha vida, como meu Redentor.
Catequizando 6: Eu não quero fazer as pessoas sofrerem, quero sim amá-las do jeito do Senhor.
Catequizando 7: Jesus, que o meu coração seja sempre cheio de amor como o seu Coração.
Pai: Nosso: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas; assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixei cair em tentação. Mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave-Maria: Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
2° Mistério
Catequizando 8: Depois que Jesus foi preso, judiaram muito dele. A noite inteira foi de muito sofrimento para Jesus. Flagelaram seu corpo inteiro.
Catequizando 9: Alguns soldados judiaram muito de Jesus. Baterem nele, fizeram feridas em seu corpo santo com as chicotadas que lhe deram. Mas Jesus sofria calado, não falava nada contra eles. Ele sofria em silêncio, porque pensava no amor dele por nós e pela nossa salvação, não fugia do sofrimento. Assim foi Jesus: Sofreu para nos salvar.
Catequizando 10: Jesus, seu sofrimento continua naqueles que pensam e fazem maldades para as pessoas no mundo.
Catequizando 11: Eu quero viver e praticar o bem para com as pessoas e assim ser feliz.
Catequizando 12: Eu quero que o amor esteja sempre presente em mim, para eu amar e perdoar as pessoas.
Catequizando 13: Eu sei que quando ofendemos as pessoas, ofendemos o amor que Jesus nos deu e nos deixou.
Catequizando 14: Jesus, ajude todas as crianças, para que elas tornem o mundo mais bonito.
Pai-Nosso/Ave-Maria/Glória ao Pai
 3° Mistério
Catequizando 15: Apesar de todo o sofrimento que Jesus já tinha tido, não tiveram pena e colocaram sobre sua cabeça uma coroa de espinhos só porque Ele falou que era o Rei dos judeus.
Catequizando 16: Fizeram uma maldade muito grande para com Jesus. Ficaram com medo de perder o poder, mas Jesus é um rei diferente: Ele é o salvador da humanidade. Ele veio para nos dar a vida e nos dar o céu.
Catequizando 17: Jesus sofreu muito por amor a mim, porque, além de tudo, colocaram em sua cabeça a coroa de espinhos.
Catequizando 18: Eu não quero fazer nenhuma maldade para nenhuma pessoa, nem para qualquer ser vivo.
Catequizando 19: Eu quero entender as pessoas e com elas conversar e descobrir o que há de bom dentro delas.
Catequizando 20: Eu quero que minha vida seja muito bonita, que eu viva em paz e procure amar sempre as pessoas.
Catequizando 21:  eu sei que é o bem e o amor que vão vencer toda a maldade deste mundo.
Pai-Nosso/Ave-Maria/Glória ao Pai

4° Mistério
Catequizando 22: O povo que assistia ao julgamento de Jesus gritou: “Crucifica-o”. E então puseram sobre os ombros dele uma cruz, para que Ele a carregasse até o calvário.
Catequizando 23: Para aumentar o sofrimento de Jesus, colocaram em seus ombros uma pesada cruz. E Ele, cheio de amor, começou a carregá-la rumo ao Calvário. A cruz foi machucando o ombro de Jesus. Ele caiu várias vezes, mas se levantou. O sofrimento foi aumentando, porque suas forças foram diminuindo. Ele já tinha sofrido a noite inteira. Outra vez Ele está em silêncio.
Catequizando 24: Eu não quero esquecer-me de que Jesus é o melhor amigo que tenho.
Catequizando 25: Ele me ama e carregou a cruz que colocaram em seus ombros.
Catequizando 26: Mesmo sofrendo, Ele não rejeitou a cruz, porque queria dar a vida por amor de mim.
Catequizando 27: Só quem é egoísta não vê o tamanho do amor de Jesus por todos nós.
Catequizando 28: Como Jesus, eu quero ajudar sempre as pessoas e os colegas que precisarem de mim.
Pai-Nosso/Ave-Maria/Glória ao Pai

5° Mistério
Catequizando 29: Jesus está pregado na cruz. Quanta dor, quanto sofrimento. Ele pediu perdão por aqueles que o estavam assassinando. E morreu em paz, fiel ao Pai do céu.
Catequizando 30: Jesus está no alto do calvário, tiraram suas roupas e o pregaram na cruz. Depois de três horas de sofrimento, Ele não aguentou mais e morreu. Nossa Senhora o acolheu em seus braços. Os malvados ficaram felizes, porque o Filho de Deus estava morto. Eles pensavam que tinham vencido Deus, mas se enganaram, porque Jesus ressuscitou, vencendo a morte.
Catequizando 31: Ó Jesus, perdoe o pecado dos que fizeram tanta maldade com o Senhor.
Catequizando 32: Ó Jesus, que todas as crianças do mundo o reconheçam como nosso irmão e nosso Senhor.
Catequizando 33: Ó Jesus, eu quero que o papai e a mamãe o amem muito.
Catequizando 34: Ó, Jesus, eu não quero ser uma criança mal-educada e que desrespeita os outros.
Catequizando 35: Ó Jesus, eu sei que sua morte me deu a vida para sempre.
Pai-Nosso/Ave-Maria/Glória ao Pai


 (A criança reza o terço, Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R, editora Santuário- Com adaptações)

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem, amei essa sua postagem, sobre o terço, atualmente em nossa Comunidade estamos rezando o terço com as crianças da catequese toda última sexta-feira do mês, está lindo e uma benção, gostei do livrinho, poderia me falar que editora que é.
    De uma passadinha no meu blog e veja as fotos com as crianças.
    Um abraço, Wânia
    http://waniacatequista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir