Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

11 abril, 2014

Encontro de catequese: Semana Santa e Páscoa



 Aprofundamento para o catequista (Livro A caminho da Eucaristia, Maria de Lurdes Mezzaliora Pincinato.) 

"Falar da ressurreição de Jesus é verdadeiramente uma grande graça. É ter o coração abrasado dos discípulos de Emaús. As alegrias da Páscoa devem estar presentes durante este encontro. Ficar atentos para não correr o risco de pensar que já sabemos tudo sobre a Páscoa e nos descuidarmos de preparar a catequese que vamos transmitir aos nossos catequizando. (...) Diante da missão, o catequista deve saber que 'ele não fala em seu nome'; ele 'faz ressoar' a palavra de Deus, manifestada na Igreja e experimentada e vivenciada por ele (cf. 1Jo 1,1-4)" 

O Tempo Pascal 
"Durante cinquenta dias celebramos a Páscoa. É a festa das festas. Santo Atanásio ensina que este tempo é 'como um grande domingo', e a Igreja pede que estes cinquenta dias sejam celebrados com alegria e exultação como se fosse um só dia de festa.  

Páscoa: Sinal de Esperança 
"O tempo da Páscoa é o tempo da esperança realizada. Na noite da Páscoa eram batizados os catecúmentos, adultos que haviam se preparado durante a quaresma. O cristão, aquele que foi batizado, recebe a ressurreição de Jesus 'a vida nova'. Esta 'vida nova' é dada a todos aqueles que a desejarem. Na Missa da Páscoa, renovamos o nosso Batismo. O batismo e a busca diária da conversão nos proporcionam a entrada para esta nova existência. Somos batizados na morte e ressurreição de Jesus e somos chamados a caminhar como filhos de Deus, vivendo com um único mandamento: 'Amais-vos uns aos outros como eu vos amei' (Jo 15,12), abandonando o egoísmo que nos afasta dos necessitados e o pecado que nos faz ficar fechados, olhando só para nós mesmos." 

Páscoa, tempo de fazer a experiência de Jesus ressuscitado 
"O tempo da Páscoa é chamado 'o oitavo dia. Mas para nós nasceu um dia novo: o dia da Ressurreição de Cristo. O sétimo dia encerra a primeira criação. O oitavo dia dá início à nova criação. Assim, a obra da criação culmina na obra maior da redenção. A primeira criação encontra seu sentido e seu ponto culminante na nova criação em Cristo, cujo esplendor ultrapassa o da primeira'. (Catecismo da Igreja Católica, 349) 'Cristo é nossa Páscoa' (1 Cor 5, 7), por Ele e com Ele podemos ressuscitar (cf. 1 Pd 1,21; 2,21), morrendo para o pecado (cf. Rm 6,3-11; CL 2,12) 
"O HOJE de Jesus continua presente na Igreja quando celebramos a Eucaristia, que é memorial da Páscoa do Senhor (cf. Catecismo da Igreja católico, 1330). Na Eucaristia rezamos: 'anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição'. A paixão e morte de Jesus é anunciada e denunciada na paixão e morte do homem oprimido e sofredor. A ressurreição de Jesus é proclamada quando abrimos o nosso coração ao acolhimento e ao amor através da nossa atividade solidária para com os mais pobres e oprimidos. 'Cristo hoje, sobretudo por sua atividade pascal, nos leva a participar do Mistério de Deus. Por sua solidariedade conosco, torna-nos capazes de vivificar, pelo amor, nossa atividade  e transformar nosso trabalho e nossa história em gesto litúrgico, isto é, de sermos protagonistas com Ele na construção da convivência e das dinâmicas humanas que refletem o mistério de Deus e constituem sua glória vivente' (Puebla- conclusões, 213)." 

*
*
*


Planejamento 


A cruz de Jesus
(Entregar para cada catequizando uma cruz recortada na cartolina)

"Olhando para a cruz encontramos Jesus que é o caminho, a verdade e a vida. Da cruz, Jesus nos ensina, nos exorta, nos educa, nos conduz. A cruz é luz para nossa vida. É o sinal do cristão, recebido no dia do seu batismo. Somos convidados a fazer  o sinal da cruz assim que levantamos e em diversos momentos durante o dia e também antes de dormir. Fazer o sinal da cruz, em nosso corpo, é também um sinal de que aceitamos a salvação de Jesus em nossa vida. A cruz é o símbolo da morte e da ressurreição. Para os romanos era sinal de maldição; era loucura para os judeus e estupidez para os gegos (cf. 1 Cor 1, 18-23). Com Jesus, a cruz se torna sinal de vitória: Jesus morrendo na cruz  e ressuscitando vence a morte, assim na cruz de Jesus encontramos esperança para carregar a nossa cruz de cada dia. Olhando para cruz de Jesus, estamos contemplando a possibilidade de uma vida nova, a possibilidade da ressurreição." (Maria de Lurdes Mezzaliora Pincinato)




Atividade 


Agenda da Semana Santa

A Semana Santa se inicia domingo agora, dia 13 de abril. Nesse dia celebramos A Entrada de Jesus em Jerusalém, é o Domingo de Ramos. Na nossa Igreja, iremos nos reunir dia _________ às _______ para a procissão do Domingo de Ramos.  

Quinta-feira Santa: Missa dia ___________ às _________h. 
 Nesse dia, vamos celebrar a Instituição da Eucaristia, ou seja, o dia que Deus criou a Eucaristia e nos deixou como herança, um presente valioso, sinal da presença de Jesus na nossa vida. Na última ceia, Jesus se encontrou com os apóstolos, repartiu o pão e o vinho, e pediu a eles que este gesto fosse repetido em sua memória. Jesus se ofereceu como pão e vinho, ou seja, como alimento, para saciar nossa fome de amor, para estar sempre com a gente. A Eucaristia é o alimento para a alma. Eucaristia é o próprio Jesus. Quando vocês forem receber a Primeira Comunhão estarão recebendo Jesus.  

Na nossa Igreja, quinta-feira, dia__________,  às_________vai ter a  missa de Lava-Pés,  para relembrarmos o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos apóstolos. 

Sexta-feiradia _____________às _________h, é a celebração da sexta-feira Santa: Jesus morre na cruz. 

Sábado Santo :Na nossa Igreja, temos a Vigília da Páscoa no dia__________  às  __________h. "Não é o 'sábado de aleluia', mas o sábado do repouso junto do túmulo do Senhor, em que a igreja medita na Paixão, na Morte e na descida à mansão dos mortos do seu Redentor e aguarda, no jejum e na oração, a sua Ressurreição." 
  



Reflexão sobre a Páscoa- Qual o significado da Páscoa?
  
Leitura bíblica- Mc 16, 1-8 


"O cristão, aquele que foi batizado na morte e ressurreição de Jesus, deve ser uma pessoa alegre, mesmo no sofrimento, porque sabe que Jesus ressuscitou, que ele venceu a morte. Não é a alegria que o mundo vive no carnaval e nas festas. É uma alegria que nasce do coração, é a certeza de uma vida plena que Jesus conquistou para os que acreditam na Boa-Nova que Ele trouxe: uma vida que se resume no mandamento que Jesus deixou: 'Amai-vos como eu vos amei' (Jo 15,12). Com Jesus ressuscitado podemos, com coragem, lutar contra o egoísmo, contra as situações que geram dor, sofrimento e morte como a opressão, a desigualdade entre as pessoas que vivem na mesma comunidade ou estudam na mesma escola." (Maria de Lurdes Mezzaliora Pincinato)


Dinâmica: "Conversar com os catequizandos: vamos descobrir o que podemos fazer(gesto concreto) em nossa comunidade, escola, família para que todos possam ter a vida nova que Jesus quer nos dar com a sua ressurreição. Todos falam  o que podem fazer.  Distribuir os papéis em branco e cada um escreve uma atitude que quer tomar para dar vida nova ao irmão que está por perto." Depois, misturamos os papéis e cada um pega uma atitude e ler em voz alta. Cada um vai receber uma atitude para fazer neste tempo de Páscoa. No final, distribuir lembrancinhas  com a imagem do girassol simbolizando o compromisso de dar vida nova ao irmão. ( O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro-rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.) 

  

Oração Final: Roda de Oração 

Os catequizandos ficam em círculos. A Roda de oração pode ser desenhada numa cartolina e ficar no chão no centro da sala. O catequista pode usar um lápis para girar no centro da roda de oração. Onde o lápis parar, o catequista seguirá a orientação de como todos vão rezar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário