Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

20 agosto, 2014

O sinal da cruz

"Para introduzir o sinal da cruz, explicar que fomos batizados: 'Em nome do pai, e do filho e do Espírito Santo.' Ensinar como se faz o sinal da cruz, explicando os momentos em que devemos fazer o sinal da cruz.

Fonte: Google

Vivenciando a liturgia: Quando iniciamos a Santa Missa, fazemos o sinal da cruz; ao levantar e ao deitar, antes e depois das refeições, quando saímos para viajar, nos momentos importantes de nossa vida ou quando precisamos tomar alguma decisão que pode mudar a nossa vida e a de nossos familiares podemos fazer o sinal da cruz. O sinal da cruz é o sinal do cristão. Muitas vezes temos vergonha de fazer o sinal da cruz em público; quando olhamos para a cruz vemos a imagem de Jesus morto, e por vezes, sentimos compaixão lembrando de seus sofrimentos. Outras vezes a pressa não permite sequer que percebamos uma cruz no ambiente em que estamos. A cruz não é um símbolo mágico. A cruz é o sinal da unidade de todos os homens atraídos pelo Mistério da Páscoa de Jesus (cf 12, 32).

Na cruz Jesus manifesta o amor incondicional (jo 13,1). 'A caridade de Cristo nos compele, quando consideramos que um só morreu por todos, e que, por conseguinte, todos morreram'  (2 cor 5,14). Jesus morreu na cruz por amor. Na cruz Jesus declara que ama cada homem e cada mulher: criança, jovem ou adulto. 'Na cruz Jesus é o centro e o autor principal da liturgia que honra o pai nos céus' (Catecismo da igreja Católica, 662)."

Retirado do livro "A caminho da Eucaristia", autora Maria de Lurdes Mezzalira Pincinato, editoras vozes, 3° edição, página 24.

Um comentário:

  1. Olá, é com alegria que venho lhe convidar a passar lá no blog e deixar um comentário para sabermos que desejas continuar na lista dos Catequistas Unidos. A lista será atualizada e quem não responder terá seu link retirado. Conto com você!
    http://www.catequesenanet.com.br/2015/01/catequistas-unidos-o-sonho-nao-acabou.html

    ResponderExcluir