Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

17 fevereiro, 2016

Dicas de escrita e revisão para blogueiros


Meus livros

Depois de ler um pequeno texto da Folhinha do Sagrado Coração, com dicas para escrever bons textos, eu, como uma boa revisora de textos, resolvi também me intrometer nesta história de produção de textos e escrevi minhas dicas pensando no gênero blog, para blogueiros como eu! Mas as dicas se aplicam a qualquer textos. 

1- Para escrever sobre qualquer assunto é necessário ter domínio do tema, saber o que você quer comunicar e fazer isso com segurança. Então, o primeiro passo para se escrever um bom texto é pesquisar sobre o assunto, ler muito, ler o que as outras pessoas falam.  Guarde as boas referências que você encontrar para citar em seu texto. Texto bom é aquele que dialoga com outros textos, enriquece.

 2- Escreva. Não se preocupe com revisão nesta etapa. O importante é não perder as ideias.

 3- Depois de escrever, é hora de ler seu próprio texto. Reescreva o que achar que não estiver claro. Troque as palavras. Mude os verbos. Melhore. Sempre é possível melhorar um texto.
Nesta etapa, você vai cortar frases, substituir palavras, sem medo. É bom que os textos que serão publicados na Internet sejam pequenos e objetivos. Eu mesma tenho preguiça e falta de tempo para ler textos muito longos aqui nas redes sociais. Claro que depende muito do tipo de texto que você vai publicar e do objetivo. De forma geral, na produção de textos,  o importante é comunicar mais com menos palavras. Concisão é a palavra da vez. Use-a.

4- Leia seu texto mais de uma vez ou peça para alguém ler. É muito difícil quem escreve revisar seu próprio texto. Ficamos cegos para nossos  erros. Mas se você não tiver ninguém por perto para te ajudar, tente se distanciar um pouco do texto para corrigi-lo. O ideal é:  se você escreveu hoje, espere um ou dois dias para começar a revisar. Olhe a ortografia, a concordância verbal e nominal, a pontuação, preste atenção se as frases estão coerentes, se fazem sentido. Muitos "erros" em textos da internet poderiam ser evitados se fosse feito uma revisão. 

5- Agora, é só publicar. E não esqueça: se citou alguma frase ou ideia de algum autor, informe. Coloque a citação entre aspas e escreva de quem é a autoria. 

Boa postagem! 

Cris Menezes


***
Aqui, copio o texto que me inspirou a escrever este post:

" Alguns cuidados podem melhorar os seus textos e torná-los mais interessantes para quem vai lê-los:
a) Ponha as ideias em ordem antes de começar a escrever. Se não quiser fazer rascunho, prepare uma lista dos assuntos sobre os quais vai escrever. B) Tenha perto de você o dicionário e outros livros sobre os quais vai consultar. C) Cuidado com os adjetivos. Cada pessoa imagina de maneira diferente o que você chama de de edifício grande. É melhor escrever o número de andares do edifício. D) Nunca deixe de fazer uma boa revisão antes de entregar o texto. Você vai descobrir e corrigir vários errinhos e deixar seu texto bem mais claro." (Publicado na Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Paulinas, Seleção de Luis Senhorini)

***


http://catequesedeeucaristia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário