A Verdadeira Páscoa




Não faz sentido para mim, depois de uma catequese sobre a semana santa, o(a) catequista entregar uma lembrancinha de coelho.   Você pode pensar: "Mas o coelho é um símbolo da Páscoa, não tem problema". Sim, é. Inclusive há outros símbolos: sinos, peixe, cordeiro, trigo, vela, ovo... Então, por que esta preferência mundial? Porque vende, vende milhões de ovos de chocolate, no país inteiro, que custam o olho da cara  

Entenda: a páscoa do comércio, da sociedade consumista, é esta mesmo:  ovos de chocolate e coelhos serelepes, mas não é a nossa. Faça um teste: digite "páscoa" no Google. Ok? Só vai aparecer ovos de chocolate e coelhinhos fofos. Para termos acesso ao conteúdo da verdadeira páscoa, precisamos digitar "páscoa cristã". 

Então, por que reforçar o consumismo  se a figura do coelho e seus ovos diminuíram, quando não apagaram, o próprio ressuscitado? Quando você fala da ressurreição de Jesus e depois entrega uma lembrança de coelho, o que você acha que vai mais ficar guardado na memória do catequizando? A palavra ou a imagem? A teoria ou a prática? O conselho ou o exemplo?

Para mim, a lembrancinha melhor, além de uma boa catequese que permita ao catequizando compreender a ressurreição, é a própria imagem de Jesus ou uma imagem do cordeiro que é um símbolo  da Páscoa no Antigo Testamento. 

E a verdade é esta: O consumismo pelo ovo faz a "páscoa" de muitas crianças quando os pais têm condições financeiras, mas, nas famílias carentes, o coelhinho  não vai levar nada, nada, nada. Já a Páscoa cristã é gratuita, acessível para todos independente da classe social. Ninguém fica de fora desta grande festa (a não ser que queira). O banquete é preparado para todos. Posso te confessar uma coisa? Eu  não recebia ovos de chocolate quando era criança. Meus pais não tinham condições de comprar. 

Infelizmente,  os símbolos do coelho e ovo viraram mercadoria para encher os bolsos de dinheiro dos comerciantes e gerar lucro, não "vida nova". Precisamos estar atentos!  Como catequistas não podemos cair nessa armadilha. 

Cris Menezes


***

Sugestões de lembrancinhas


Site: Ministério Gospel Infantil

Site: Sheila pinturas e escolinha bíblica


Site:
pequeninos-de-jesus




Comentários

Postagens mais visitadas