Por que domingo é dia do Senhor?

Uma catequizanda me perguntou por que não temos o sábado como dia de descanso, eu expliquei. Como sei que é um questionamento muito comum, copio aqui um trecho do livro"Iniciação à vida cristã" (Paulinas) que fala um pouco sobre isso.


"Como Tomé, muita gente hoje não participa da vida em comunidade aos domingos. O dia de domingo é importante para encontrar-se com a família, descansar e sentir o prazer de viver, mas ele é feito especialmente para dedicarmos ao Senhor uma parte da nossa semana. Um dia não haverá segunda, apenas domingo, e então será o Reino de Deus. Quem se esquece de Deus, trabalha ou vive o domingo só para si e sua família, só absorvido no seu lazer, esquece o verdadeiro sentido desse dia.

Os primeiros cristãos, por serem judeus, continuavam frequentando a sinagoga aos sábados e seguiam a lei mosaica. Logo, porém, assumiram o domingo como o dia em que a comunidade se reunia para celebrar a fé em Jesus ressuscitado. De fato, Jesus venceu a morte no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo. Por isso o domingo passou a ser, para o seguidores de Jesus, o dia em que se celebra a vitória da vida sobre a morte. No livro do Apocalipse (1,10), o domingo é chamado de "dia do Senhor" e parece ser justamente esse o sentido desta palavra.

O dia de descanso serve para lembrar o porquê do trabalho: Deus trabalhou durante seis dias na criação do mundo e descansou no sétimo; Pelo trabalho, o homem participa na obra da criação."

Fonte: Iniciação à Vida Cristã. Autores: Leomar Antônio Brustolin e Antônio Francisco Lelo.

Comentários

  1. Oi Cris! Eu cresci indo a missa aos domingos em família. Nunca vi dificuldade nisso... Saíamos da missa e fazíamos algum lazer (zoo, cinema, teatro) em família. Deus é família e domingo é dia de Deus e de família! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas