Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

14 março, 2016

Por que domingo é dia do Senhor?

Uma catequizanda me perguntou por que não temos o sábado como dia de descanso, eu expliquei. Como sei que é um questionamento muito comum, copio aqui um trecho do livro"Iniciação à vida cristã" (Paulinas) que fala um pouco sobre isso.


"Como Tomé, muita gente hoje não participa da vida em comunidade aos domingos. O dia de domingo é importante para encontrar-se com a família, descansar e sentir o prazer de viver, mas ele é feito especialmente para dedicarmos ao Senhor uma parte da nossa semana. Um dia não haverá segunda, apenas domingo, e então será o Reino de Deus. Quem se esquece de Deus, trabalha ou vive o domingo só para si e sua família, só absorvido no seu lazer, esquece o verdadeiro sentido desse dia.

Os primeiros cristãos, por serem judeus, continuavam frequentando a sinagoga aos sábados e seguiam a lei mosaica. Logo, porém, assumiram o domingo como o dia em que a comunidade se reunia para celebrar a fé em Jesus ressuscitado. De fato, Jesus venceu a morte no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo. Por isso o domingo passou a ser, para o seguidores de Jesus, o dia em que se celebra a vitória da vida sobre a morte. No livro do Apocalipse (1,10), o domingo é chamado de "dia do Senhor" e parece ser justamente esse o sentido desta palavra.

O dia de descanso serve para lembrar o porquê do trabalho: Deus trabalhou durante seis dias na criação do mundo e descansou no sétimo; Pelo trabalho, o homem participa na obra da criação."

Fonte: Iniciação à Vida Cristã. Autores: Leomar Antônio Brustolin e Antônio Francisco Lelo.

3 comentários:

  1. Oi Cris! Eu cresci indo a missa aos domingos em família. Nunca vi dificuldade nisso... Saíamos da missa e fazíamos algum lazer (zoo, cinema, teatro) em família. Deus é família e domingo é dia de Deus e de família! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir