Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

06 março, 2016

Preparar a catequese-Planejamento para catequistas iniciantes


Fonte: wehearit
"O catequista inicia a sua missão de evangelizar no momento em que ele começa a preparar a catequese que vai transmitir aos catequizandos. Esta preparação remota é importantíssima e deve ser realizada com muito carinho e atenção." 
(Maria de Lurdes Mezzalira Pincinato)



Gostei da frase, só mudaria uma palavra: transmitir. Esta expressão "transmitir a catequese" me remete a "dar catequese" e significa que o catequizando é um sujeito passivo que recebe o conhecimento do catequista. Nosso orientador Tadeu, da escola catequética, disse que devemos "fazer catequese" e não "dar catequese". Mas a ideia expressa pela autora da frase acima é boa. Nossa missão inicia na preparação dos encontros, quando começamos a ler sobre o tema.

Acho que o ideal é já começar a preparação com, pelo menos, 5 dias de antecedência. Preparar a catequese um dia antes do encontro é arriscado. Planejamento requer tempo e dedicação. 

Pesquisas podem ser feitas na Internet: procure, nos blogs e sites de catequese, textos sobre a temática proposta. Anote ou salve o que for importante. Uso a tecnologia a meu favor. Tenho uma conta no Evernote e crio então pastas para cada tema, vou salvando tudo o que eu considero importante. 

Quem não conhece ainda,  o Evernote é uma ótima ferramenta de organização. E você pode criar "cadernos" dentro do aplicativo de acordo com o conteúdo da catequese. Você pode acessar o site clique aqui  e  também baixar o aplicativo no celular. Assim, você pode levar para a catequese o planejamento no celular ou tablet, sem necessidade de imprimir. Com esta atitude estaremos cuidando da "casa comum" ao reduzirmos o uso de papel. 

Outra dica é criar um caderno de planejamento (para quem não gosta de tecnologia ou não usa).  Com o caderno, você ficará com o histórico dos seus planejamentos. E na próxima turma, já tem até uma fonte de pesquisa. 


Na Internet, tem muito material bom. Mas não esqueça os livros: são essenciais para o catequista. Nem tudo encontramos na Internet. Sei que livros são caros, mas e se montássemos uma biblioteca para a catequese? Fica a sugestão.

Fique atento aos sites que pesquisa. Procure sites/blogs confiáveis.

Sugiro que procure conectar o tema da catequese com a vida hoje. Por exemplo, falei sobre Abraão que migrou da sua terra natal para uma terra que Deus iria indicar. Para iniciar o assunto (ver) citei os imigrantes, refugiados e até retirantes.

É importante que, durante a preparação, o catequista pense até mesmo nas possíveis dúvidas que irão surgir durante a catequese para se preparar também para as respostas. É bom lembrar que se o catequizando perguntar e não soubermos responder, não tem problema nenhum dizer que vamos pesquisar e trazer a resposta depois.

É bom anotar o planejamento em tópicos, principalmente catequistas iniciantes, assim:

-Oração
-Dinâmica de Apresentação- Troca de crachá
-Ver - Perguntar aos catequizandos: "Você já presenciou pessoas saindo de sua terra natal em busca de sobrevivência em outro estado ou outra cidade? "
-Desenvolvimento do Tema
-Oração



O planejamento é uma fase muito importante, é o pré-encontro de catequese, e o sucesso da catequese vai depender de um planejamento bem feito. 


 Cris Menezes
http://catequesedeeucaristia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário