Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

16 março, 2016

Sacramentos-Planejamento do Encontro para Catequese com adultos




Objetivo

Refletir acerca da importância dos sacramentos para formar a comunidade cristã e a Igreja, e para alimentar a é e o amor na vida de cada pessoa.

Ambiente

Se  o grupo for pequeno, colocar cadeiras em volta da mesa. Se for grande, fazer uma roda, pôr sobre a mesa, ou no meio da roda, alguns símbolos dos sacramentos: água, vinho, pão, óleo e sal.

Abrindo a Bíblia
Os evangelhos foram escritos anos depois da morte e ressurreição de Jesus. Por isso eles contam aquilo que os discípulos não esqueceram nunca mais, porque foram acontecimentos cheios de amor e de emoção. Uma das cenas que ficou para sempre no coração dos discípulos foi a última ceia (Ler Lc 22,19-20).
Durante a última ceia, antes de Jesus entregar-se como alimento, no pão e no vinho, ele rezou muito ao Pai e consolou os amigos, que estavam angustiados com a despedida. No fim, prometeu-lhes o Consolador, o Espírito Santo, que nós, cristãos, também recebemos nos sacramentos do batismo e da confirmação (Ler Jo 16,5-7).

Outro acontecimento que os seguidores de Jesus nunca mais esqueceram foi o último pedido dele, na hora de voltar para o pai, depois de sua morte e ressurreição: Jesus os enviou a proclamar o Evangelho e a batizar todos os que cressem nele (Ler Mt 28,18-20).

Escolhe um dos três textos lidos e aprofundá-lo, segundo os passos da leitura orante.


Comentário

Quando esses trechos dos evangelhos foram escritos, as comunidades cristãs eram formadas por pessoas que não tinham conhecido Jesus, mas acreditavam nele, ressuscitado e presente em sua vida e na comunidade. A fé se fortalecia pelos sacramentos: pelo batismo as pessoas passavam a fazer parte da Igreja, a eucaristia era o centro da reunião fraterna da comunidade e a confirmação era dada antes do envio de missionários para testemunhar e Evangelho e anunciar Jesus.

Até hoje, na Igreja, são os sacramentos que fazem crescer em nós a fé e a graça de Deus, alimentam a vida cristã e nos dão força para amar a Deus e aos irmãos e irmãs.

Rezando a vida e a Bíblia
(Mostrar que os símbolos que estão na meio da roda são alimentos também. Deixar que cada pessoa diga quais são os benefícios do pão, do vinho, da água, do óleo e do sal em nossa vida física.  Motivar o grupo a fazer orações espontâneas, pedindo a Deus que os sacramentos tragam para nossa vida espiritual tudo aquilo que os alimentos trazem para o nosso corpo. Encerrar a oração com o texto de Paulo [1 Cor 1,4-9], rezando na Bíblia, por versículos.

Benção: Que Cristo ressuscitado nos dê a graça de alimentar nossa fé, esperança e caridade por meio dos sacramentos.

Todos(as): Amém!
Animador(a): Vamos levar a todos a alegria da graça de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém!
Animador(a): Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos(as): Para sempre seja louvado.
Levando a Bíblia para a vida
Diante do que refletimos, que Deus nos pede?
Que vou fazer nesta semana?


Lendo a Bíblia em casa

Jo 15, 1-11- Somos chamados a viver em Cristo como ramos unidos ao tronco. Ele alimenta em nós sua graça por meio dos sacramentos.

Retirado do Livro "Viver em Cristo", CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário