Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

10 junho, 2016

Formação para catequistas: Catequista tem diploma?


Catequista tem diploma?
Por Cris Menezes


Sou catequista há 13 anos e me sinto ainda em processo de feitura. E sabe de uma coisa? Ser catequista não é um "cargo" que adquirimos ao fazer um curso, não há diplomas. Há apenas um certificado,um certificado diferente...

Catequista não está pronto quando termina um curso de formação. A formação acontece a cada encontro de catequese, é uma caminhada. Depois que termina o "curso", começa outra etapa: a formação dos sentidos do catequista, dos propósitos  firmes no caminho de Deus, o treino  da esperança e perseverança, da compaixão e flexibilidade, da humildade e simplicidade.

Há muitas pessoas com boa vontade que têm "curso de catequista" mas não sabem "fazer catequese" ou não possuem formação e por isso repetem o método puramente doutrinário, rígido, sistemático que aprenderam quando foram catequizados. É preciso saber fazer catequese, ter conhecimento, fé e testemunho de vida. É preciso "aprender a aprender", e comprometer-se com sua própria formação.

Só depois dessa longa preparação é que vem o certificado. E sabe como é entregue este certificado? Está impresso no sorriso, um sorriso que anuncia Jesus; nas mãos postas em oração por aqueles que catequiza, nos braços que acolhem, mais que isso, que abraçam a Igreja inteira; Ah, e tem os olhos, olhos de compaixão igual os de Jesus quando perdoava os pecadores.

Um catequista é feito de palavras, não suas, mas de Deus. É com as palavras que ele anuncia e denuncia. Ah, é feito ainda de sinais, precisamente 7:  das gotas da água do batismo, das Primeiras Eucaristias, dos dons do Espírito Santo. É feito ainda com algumas medidas exatas, 70 vezes 7 de puro amor. É feito do silêncio de Maria, da fé  de Pedro,  da lágrima de Jesus. E é feito de adventos (esperas), de natais (nascimentos) e de páscoas (renascimentos). O ano litúrgico todo cabe nos pés do catequista caminhante.

 O coração do mundo bate no nosso peito missionário: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações."

É você já concluiu o curso de catequista? Já pegou o certificado?

  Deus ama você. Obrigada.



Referências bíblicas
Lázaro: Jo 11, 1-57
"E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus chorou.Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava"
Pedro: Mt, 16, 18  Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “
Maria: Lc 1, 26-33 "Eis aqui a tua serva. Faça-se em segundo a tua palavra."

*Texto e fotografia: Cris Menezes

2 comentários:

  1. OI Cris...que texto gostoso de ler!! Amei
    Santas inspiraçoes pra vc!!
    grande abraço!

    ResponderExcluir