Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

07 junho, 2016

Dinâmica para encontro de catequese Linha da Vida


Nossa catequese segue o método de interação fé e vida (ver-julgar-agir-celebrar-rever). No planejamento, precisamos pensar a vida, será o nosso ponto de partida.  Neste post irei trabalhar o passo "ver": "é preciso olhar a realidade em todas as suas dimensões: social, econômica, política, cultural, religiosa, etc".  O encontro de catequese precisa  fazer sentido na vida do catequizando, independente se ele(a) é criança ou adulto. Olhar a vida para olhar a fé (O caminho inverso também é verdadeiro: olhar a fé para olhar  a vida). 


Montando a linha da Vida - Eu peguei esta sugestão no meu encontro de formação para catequistas (Escola Catequética)  e serviu certinho para ser o "ver" do método ver-julgar-agir-celebrar-rever. O tema foi Ano Litúrgico, mas serve para outros temas também e, de acordo com o tema, a "linha da vida" pode ser o "celebrar" do encontro. Esta dinâmica pode ser aplicada em qualquer etapa, com as devidas adaptações. Minha turma atual é de crisma com adultos.

Montamos o altar no chão e distribuímos fotos desde o começo da vida até a velhice. Inclua: fotos de grávida, bebê, família, a criança na escola, a primeira Eucaristia, grupo de adolescentes, casamento, pessoas trabalhando, idosos etc... Enfim, procure contemplar as fases mais importantes da vida. 





É interessante que a última foto seja assim:


Foto: Google


Eu chamaria esta dinâmica de "Ciclo da Vida". As duas mãos-  do idoso e da criança- representam a continuidade da vida! O fim e o início. A mão da criança leva ao início do ciclo. Conseguem perceber a beleza de montar este painel com as fases da vida? É bom para refletirmos sobre a brevidade da vida, da importância de cultivar os afetos, de  viver uma vida em Deus, de ser feliz.

Pedimos que os catequizando olhassem as fotos e pegassem aquelas que mais se identificaram. Fizemos nossa oração colocando os nossos sonhos no coração de Deus. A partir das fotos da linha da vida, foi fácil desenvolver  o tema sobre o Ano Litúrgico. A Igreja revive a história do nascimento, paixão, a vida pública  e morte de Jesus durante o ano inteiro. Olhando  as fotos podemos entender que é o mesmo ciclo que celebramos no Ano Litúrgico.  O Ano Litúrgico inicia com o advento, o tempo de espera,  da gestação. Estamos aguardando o Natal, o nascimento de Jesus. Explicamos cada tempo e suas cores. Encerramos passando a cruz para todos , porque Jesus- A eucaristia- é o centro do ano litúrgico e da nossa vida. Podemos usar também, no lugar da cruz, a vela.

A leitura do encontro foi João 1, 1-13. 


Obrigada! Deus abençoe você.
Cris Menezes


Nenhum comentário:

Postar um comentário