Dinâmica para encontro de catequese Linha da Vida


Nossa catequese segue o método de interação fé e vida (ver-julgar-agir-celebrar-rever). No planejamento, precisamos pensar a vida, será o nosso ponto de partida.  Neste post irei trabalhar o passo "ver": "é preciso olhar a realidade em todas as suas dimensões: social, econômica, política, cultural, religiosa, etc".  O encontro de catequese precisa  fazer sentido na vida do catequizando, independente se ele(a) é criança ou adulto. Olhar a vida para olhar a fé (O caminho inverso também é verdadeiro: olhar a fé para olhar  a vida). 


Montando a linha da Vida - Eu peguei esta sugestão no meu encontro de formação para catequistas (Escola Catequética)  e serviu certinho para ser o "ver" do método ver-julgar-agir-celebrar-rever. O tema foi Ano Litúrgico, mas serve para outros temas também e, de acordo com o tema, a "linha da vida" pode ser o "celebrar" do encontro. Esta dinâmica pode ser aplicada em qualquer etapa, com as devidas adaptações. Minha turma atual é de crisma com adultos.

Montamos o altar no chão e distribuímos fotos desde o começo da vida até a velhice. Inclua: fotos de grávida, bebê, família, a criança na escola, a primeira Eucaristia, grupo de adolescentes, casamento, pessoas trabalhando, idosos etc... Enfim, procure contemplar as fases mais importantes da vida. 





É interessante que a última foto seja assim:


Foto: Google


Eu chamaria esta dinâmica de "Ciclo da Vida". As duas mãos-  do idoso e da criança- representam a continuidade da vida! O fim e o início. A mão da criança leva ao início do ciclo. Conseguem perceber a beleza de montar este painel com as fases da vida? É bom para refletirmos sobre a brevidade da vida, da importância de cultivar os afetos, de  viver uma vida em Deus, de ser feliz.

Pedimos que os catequizando olhassem as fotos e pegassem aquelas que mais se identificaram. Fizemos nossa oração colocando os nossos sonhos no coração de Deus. A partir das fotos da linha da vida, foi fácil desenvolver  o tema sobre o Ano Litúrgico. A Igreja revive a história do nascimento, paixão, a vida pública  e morte de Jesus durante o ano inteiro. Olhando  as fotos podemos entender que é o mesmo ciclo que celebramos no Ano Litúrgico.  O Ano Litúrgico inicia com o advento, o tempo de espera,  da gestação. Estamos aguardando o Natal, o nascimento de Jesus. Explicamos cada tempo e suas cores. Encerramos passando a cruz para todos , porque Jesus- A eucaristia- é o centro do ano litúrgico e da nossa vida. Podemos usar também, no lugar da cruz, a vela.

A leitura do encontro foi João 1, 1-13. 


Obrigada! Deus abençoe você.
Cris Menezes


Comentários

Postagens mais visitadas