Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

14 junho, 2016

Dinâmica para catequese: fazendo arte com xilogravura








O encontro a seguir foi desenvolvido com a orientação da formadora Sandra na Escola Catequética de Brasília como uma oficina para aprendermos a dinamizar os encontros de catequese no método de interação fé e vida.

Começamos o encontro com a leitura com a linha da vida: olhamos para um círculo com imagens desde a gravidez até a velhice, contemplando os mais importantes fases da vida. Cada um pode dizer a imagem que chamou mais atenção e porquê. Este é o "ver": quando o catequizando ( catequista) irá trazer a vida para o encontro.





Iluminar: Leitura bíblica de Eclesiastes 3. 


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.



-Pedir para  cada um escolher um versículo e pensar em qual "tempo" que ele(a) está hoje. 

-Música: Quando chegou a palavra, Padre Zezinho

A palavra do Senhor quando chegou desinstalou meu coração.
Ao chegar desafiou-me a exigir uma resposta de sim ou não.
É fácil dizer sim. É fácil dizer não.
Mas dói depois do sim. E dói depois do não.
A palavra do Senhor depois que ela passou nada mais será do jeito que já foi.


Atividade: Xilogravura
A formadora pediu que desenhássemos o momento que dizemos sim para Deus (a partir da reflexão bíblica.)Xilografia ou xilogravura é uma técnica de gravura muito usada na literatura de cordel. É utilizado um molde feito de madeira para fazer o desenho. Depois, com o pincel, a tinta é passada no molde. O molde é impresso numa folha ou pano formando os lindos desenhos. 
Na catequese podemos fazer xilografia com EVA ou um prato de isopor.
Vamos precisar de:
Folhas de EVA
Folhas A4
Tinta azul
Rolo para pintar (de preferência pincel de espuma)
Foi uma experiência incrível desenvolvermos esta pintura com o grupo de catequistas: pintamos, nos sujamos de tinta... Como citou nossa formadora: "Tudo o que se trabalha com as mais chega ao coração".
Para crianças, a formadora  sugeriu que a Xilografia pode ser usada depois de se contar uma história. Pedir para que os catequizandos desenhem a parte da história que mais gostou. Depois o catequista junta todos os desenhos, cola num cartaz montando na ordem da história ou pode colar e fazer um livro. 

Obrigada.
Deus ama você.
Cris Menezes

Catequizando Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário