Planejamento do Primeiro encontro- Catequese de Crisma


Montei o primeiro encontro da Crisma e me baseei no blog Minha Crisma, de onde retirei algumas partes do encontro. Não usei o planejamento completo do blog Minha Crisma porque o passo ver está inadequado, não olha para a realidade e sim faz perguntas sobre o tema. Por isso, eu mesma criei o passo ver para que os catequizandos tragam para o encontro a história de vida deles. (Link do blog no final deste post).

Ver- Olhar a realidade (Neste passo, eles vão trazer a história de vida deles, a própria realidade em que vivem. Será importante para o catequista conhecer a realidade em que vivem seus catequizandos. Claro que isso não é conseguido no primeiro encontro, mas já é um começo.)

Depois dos catequistas se apresentarem, pedir para que cada catequizando escreva num papel seu nome. Á medida que forem respondendo as perguntas a seguir, colocam o papel no pequeno altar montado no chão.

Como você chegou até aqui?Qual seu nome? De onde você vem? Por onde você andou? Por que você veio aqui?


Julgar ou Iluminar
Leitura Mc 1, 16-20
Jesus chama discípulos
Leitura orante e partilha

Catequista faz uma reflexão sobre a importância do nome. (Reflexão do blog  Minha Crisma* )

"Deus nos chama pelo nome. Deus nos conhece e chama pelo mome. Conhecer pelo nome é ser amigo, ser íntimo. Jesus, quando chamou seus discípulos, os chamou pelo nome e deu a cada um a missão de colaborar para a construção do reino. (...)- Apelidos- Muitos apelidos são pejorativos e desagradam as pessoas. Saber distinguir quando os apelidos são expressão de carinho, de amor, é importante para um relacionamento saudável. Procurar saber se os amigos gostam de ser chamados por esses apelidos, é muito importante para evitar constrangimento."

-Como vamos chamar uns aos outros? Alguém tem apelido? Como gostam de ser chamados?

- Desenvolver o tema:
-Fazer a ligação da leitura bíblica acima (Jesus chamando os discípulos) com o chamado de cada catequizando para a catequese. Eles também são chamados para seguir Jesus. Falar que a catequese não é uma escola ou um curso, é um encontro com Jesus. E que  nós queremos ajudá-los a fazerem esta experiência com Jesus. Explicar que o fim da catequese não é só o recebimento dos sacramentos, mas também  de fazer o compromisso de ser seguidor de Jesus.

-Falar sobre os sacramentos de iniciação à vida cristã.

 O próximo passo é dizer a eles que este primeiro encontro gerou alguns compromissos. E que a partir de agora, na catequese, eles são convidados a se comprometerem com jesus com as seguintes ações:

Agir ( blog  Minha Crisma* )

Compromisso com Jesus
Não faltar às missas de domingo
Comungar (quem pode)
Confessar-se frequentemente (quem pode)
Trazer um amigo para a Igreja
Ler a Bíblia diariamente
Rezar pelo menos 2x por dia.


Rever ( blog  Minha Crisma* )

1) Como os apóstolos reagiram ao chamado de Jesus?
2) O que é a Crisma?
3) Como foi seu chamado para a crisma (para a catequese)


Celebrar:  Dizer uma palavra que resuma o encontro.


*Partes marcadas com este sinal foram retiradas do blog
Minha crisma

Obrigada! Deus ama você.
Cris Menezes

Comentários

Postagens mais visitadas