Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

29 setembro, 2016

4 Brincadeiras para o dia das crianças





Vamos  planejar um encontro na catequese super animado e com muitas brincadeiras para celebrar o dia das crianças? E melhor ainda, com brincadeiras que vão falar ao coração de cada catequizando. Selecionei algumas brincadeiras que dá para fazermos em ginganas. Para fazer apenas com sua turma de catequese, considere aplicar as dicas do tópico "Toques criativos".

Sugestões do livro Jogos e brincadeiras( Rogério Bellini, Ed. Paulus)

1. Cabo da paz

Objetivo: Despertar o "Espírito de equipe" e a "cooperação" entre os catequizandos. Momentos de integração e confraternização são vivenciados após a aplicação do jogo.

Material: duas cordas de mesmo tamanho, um saco plástico (não transparente), bombons, balas ou qualquer outra prenda em igual número ao de participantes.

Número de participantes: 20
Tempo estimado: 15 minutos
Para ler e refletir: João 20, 19-20
Toques criativos: Se desejar, pode escrever o nome de cada catequizando na prenda-surpresa e propor um amigo secreto de oração após o jogo.

Desenvolvimento
-Dividir o grupo de catequizandos em duas equipes.
-Fazer um círculo de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro. O catequista deverá ficar no centro do círculo, com uma equipe à sua direita e outra à esquerda.
-Dizer aos integrantes das equipes que você tem um saco preso a duas cordas com uma surpresa para todos. Cada equipe deve puxar a corda até o saco arrebentar e soltar a surpresa dentro do círculo. Se a surpresa cair fora do círculo, todo o conteúdo do saco será do catequista.
-Cabe aos catequizandos rasgar o saco plástico juntos, mantendo o conteúdo dentro do círculo.


2. Frutos do Espírito 


Objetivo: Ensinar aos catequizandos que todo aquele que crê em Jesus deixa-se conduzir pelo Espírito Santo de Deus e à medida que demonstramos nosso amor ao próximo frutificam e se fortalecem dentro de nós virtudes que nos tornam vitoriosos de Deus.

Material: Uma laranja para cada dupla; etiquetas adesivas; espremedor de laranja (opcional); jarra e copos para suco; aparelho de som; cds com vários ritmos de musica.

Número de participantes: 20
Tempo estimado: 20 minutos
Para ler e refletir: Atos dos Apóstolos 2, 1-11
Toques criativos: Após a aplicação do jogo, fazer um suco de laranja para celebrar o encontro, brindando os setes frutos do Espírito Santo.

Desenvolvimento

-Dividir o grupo em duplas. Cada dupla deverá dançar ao som da música, com os integrantes unidos apenas por uma laranja entre as frontes.
-O desafio é não deixar a laranja cair. A dupla que deixar a laranja cair deverá em seguida cortá-la e espremê-la para produzir suco (opcional).
-Vence a brincadeira a dupla que permanecer até o final com a laranja entre as frontes.
-Refletir sobre a ação do Espírito Santo em nossa vida, fazendo-nos cada vez mais solidários para com o próximo e despertando em nós  atitudes de serviço e partilha.


3. Pula canguru


Objetivo: Despertar no catequizando o interesse pela leitura da Palavra de Deus e pela importância que ela tem na vida do cristão.

Material: Cinco folhas com trechos da Bíblia; Cinco aventais com pequeno bolso.

Desenvolvimento

Divida a equipe em grupos de 5.
Marque duas linhas no chão separadas por uma distância de 2 metros. Ao sinal de largada, 5 catequizandos com uma folha escrita com trechos da Bíblia, presa entre os joelhos, deverão deixar a linha de partida para encontrar com o seus pares na outra linha.

Ao chegarem à segunda linha, outros 5 colegas estarão esperando prontos para receber as folhas e colocá-las no bolso do avental.
A partir desse momento, o primeiro que retornar à linha de partida será o(a) vencedor(a) da brincadeira de sua equipe. Ao final, os que estavam com o avental leem os textos das folhas e refletem sobre ele.
Repete-se a brincadeira até que todos tenham participado.

Para reflexão

Cabe a nós, cristãos, levarmos a Palavra de Deus a todo aquele que precisa encontrar nela uma mensagem de ânimo, de coragem, de conforto para sua vida.
A palavra de Deus deve guiar os nossos passos e alimentar nosso coração.
Assim como a bolsa do canguru é utilizada para transportar aqueles que o amam, que o nosso coração possa transportar Aquele que se doou para nos amar demais.

4. Corre, Cristão


Objetivos: Ensinar os catequizandos a valorizar a Palavra de Deus na vida deles, fonte de sabedoria e ensinamentos cristãos. Despertar sentimentos de carinho e respeito pela Bíblia,

Material: Uma bíblia pequena
Número de participantes: 20
Tempo estimado: 20 minutos
Para ler e refletir: João 8, 12

Toques criativos: Confeccione com as crianças pequenos vasos com sementes prontas para o plantio. Decore os vasos e fixe um pequeno cartão com um versículo bíblico a ser escolhido pelos próprios catequizandos. Para facilitar, relacione alguns em um cartaz maior.
Após o preparo, cada catequizando receberá um vasinho para presentear alguém.
Outra sugestão é um pequeno vaso com uma florzinha de vela. Quem sabe alguém da comunidade possa realizar uma oficia e ensinar como fazê-lo.

Desenvolvimento

-Formar um grande círculo com os catequizandos, pedindo um(a) voluntário(a) entre eles para iniciar a brincadeira.
-O(a) voluntário receberá uma pequena Bíblia e deverá dar uma volta ao redor do círculo, cantando com o grupo o refrão abaixo:

"Corre, cristão, com a Bíblia na mão! Doa ao irmão o seu coração! Palavra de Deus caiu no chão..."
O catequizando pergunta: "Posso evangelizar?"
O grupo responde: "Pode!"
O catequizando pergunta novamente: "Quantas voltas?"
O grupo diz o número de voltas, que pode variar de 1 a 3.

O catequizando que está com a Bíblia corre em volta do círculo conforme o pedido do grupo e em seguida deixa a Bíblia atrás de um dos participantes escolhidos por ele.
Nesse momento o catequizando escolhido pega a Bíblia deixada pelo colega e sai ao encontro dele. Caso consiga alcançar o colega, este deverá abrir a Bíblia e presentar o grupo com um versículo; do contrário a brincadeira se inicia novamente com aquele que está com a Bíblia na mão, saindo para semear a palavra de Deus entre os irmãos.
No final do encontro, cada um leva seu vasinho para presentear alguém e convidá-lo a participar da comunidade.


*Minhas considerações: Eu acho melhor brincar com aqueles chaveiros de Bíblia que possui vários papelzinhos com versículos.


Deus cuida de ti.
Obrigada. 
Cris Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário