Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

03 setembro, 2016

Diário de catequese: Os mandamentos

Como eu entendo o tema: 
Os mandamentos nos ensinam a caminhar, orientam nosso caminho, são a luz que ilumina nossa vida. O povo que caminhava no deserto precisava de orientações para continuar caminhando. O povo liberto do Egito estava aprendendo a caminhar. Pense como conviver é difícil. Sempre foi. Surgem conflitos, brigas, divisões, inveja, ciúmes, traições, fofocas. Eu fico imaginando que todas essas coisas começaram a fazer parte do dia-a-dia do povo em êxodo. Então Deus deu aquele povo leis para se viver em harmonia e em paz com Deus e entre eles. O povo liberto das mãos de Faraó não sabia o que fazer com a liberdade que tinha conquistado. Uma catequista comentou que eles estavam livres mas não sabiam viver livres e construíam seus próprios chicotes. (Isso também acontece com a gente hoje? Quais são as nossas prisões? ) Os dez mandamentos funcionam como sinais de trânsito no nosso caminho. Mais é mais que isso. Muitas vezes os 10 mandamentos é a própria estrada que percorremos.
Não caminhamos sem rumo, sem direção, não somos mais um barco à deriva depois de encontramos com Jesus. "Nosso rumo é certo". Nossa estrada tem muitas curvas sinuosas, curvas perigosas, retas sem fim, trechos escuros, por vezes pensaremos que estamos sós. Mas não estamos. 
A maior forma de entender os mandamentos é pensar que podemos substitui-los por apenas dois e teremos dito tudo: "Amar a Deus sobre todas as coisas" e "Amar o próximo como Jesus nos amou". A medida do amor é generosa, é um amor sem limites.
Nada neste êxodo é fácil. Somos fracos, frágeis, reclamamos, sofremos por causa da nossa teimosia de fazermos tudo do nosso jeito sem ouvir o que Deus quer de nós, nos irritamos com o outro, somos imperfeitos. O povo em êxodo somos nós.  Também precisamos de orientações que nos ensinem que caminho seguir, como caminhar. 

Ambientação:
Desenhar uma estrada.
Colocar a Bíblia aberta na ponta desta estrada.
Frases sobre a aliança de Deus com os homens ou frases sobre o amor de Deus.
Coloquei um globo do mundo para lembrar que o mundo oferece muitos caminhos.
E desenhei algumas placas de sinalização e joguei na estrada. Achei interessante as ´placas: curvas sinuosas, pare, perigo e siga em frente.





Iluminação:  Estamos no mês da Bíblia. Aproveitei o evangelho do dia para refletir sobre o que acontece quando seguimos a lei pela lei. A proteção à vida está acima de leis que desrespeitam à vida. Falar dos milagres, curas e outras ações de Jesus no sábado nos lembram que não podemos ser legalistas quando a vida está em risco. O amor é que nos orienta.

Evangelho (Lc 6,1-5)
Leitura do encontro: Ex  20, 1-17

Deus ama você.
Cris Menezes
Catequizando Feliz Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário