Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

17 setembro, 2016

Diário de Catequese: Quem é Jesus?


Ambientação

O "R" ao contrário


Como eu entendo o tema?

Nós não amamos o que não conhecemos. É uma frase que escuto desde o grupo jovem. Então, precisamos conhecer Jesus para amá-lo. Mas conhecer não só intelectualmente, pela razão, mas, e principalmente, conhecer pelo coração, fazer a experiência com Jesus. Li um texto (não me recordo  autoria) que dizia assim: "Jesus é uma pessoa e uma pessoa não se estuda, se faz a experiência. "Concordo em parte. Pessoas célebres, que marcaram a  história: artistas, escritores, músicos podem sim ser estudados, é por isso que existem biografias. Não conheci Ganhi, mas que bom que por meio de uma cultura oral e escrita pude saber que ele existiu e conhecer um pouco da sua história. 

Estudar é:

O significado de Estudar no Dicionário Português. Estudar, o que é: V. t. Aprender; Reflectir sobre, analisar; Decorar algo. V. int. Ser estudante.

Sinônimos de estudar - Dicionário inFormal

www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/estudar/





Sinônimos de estudar: analisar, comentar, criticar, decompor, discorrer, discutir, encarar, ensaiar, escalpelar, escarnar, esmiuçar, acesse e veja mais.

Não vamos fazer uma experiência com Jesus se não sabermos quem ele é, se não o conhecermos. 
Mas não somos estudantes de Jesus, somos discípulos, seguidores, somos amigos.  Por isso que podemos até estudar  pedagogia de Jesus, suas palavras, suas parábolas, mas além de estudar, precisamos viver lado a lado com Jesus, fazer a experiência do Evangelho e do amor de Deus.  Então. poderemos saber quem Jesus é, não apenas de ouvir falar, mas a partir da experiência e da intimidade com o Salvador. O encontro com Jesus muda nossa história.

 Quem é Jesus?

Quando pensei neste encontro com minha turma de adultos, pensei que seria bom fazer este encontro fora da sala de catequese. Há várias formas de falar de Jesus: mostrando o próximo é uma delas- olhando para o irmão que sofre e ver Jesus nele. Joaquins, Marias, Sebastiões, Franciscas e tantos Zés... olhar para eles é olhar para o cristo. 

Percebo que quando perguntamos para os catequizandos de todas as idades sobre quem é Jesus, ouvimos frases do senso-comum que revela a falta de experiência e de proximidade com o Salvador. Geralmente, as pessoas repetem o que ouviram falar de Jesus.

No grupo jovem que participei quando tinha 16 anos, eu ficava ouvindo com admiração os jovens falando quem era Jesus para eles. E eu queria falar de Jesus com tanto amor, mas eu ainda não tinha feito este encontro pessoal com Ele. Ainda não tinha intimidade com Jesus. Me faltava uma caminhada. Quando Jesus chega, muda nossa história, sabe? 

Hoje, 20 anos depois do grupo jovem, eu posso falar de Jesus porque ele hoje é a minha vida, é tudo o que eu tenho, é a minha herança. Dediquei minha juventude para viver com a Igreja. Não tenho uma história grandiosa de conversão. Sou o filho que sempre esteve ao lado do pai misericordioso, nunca andei muito longe de Jesus. Minha conversão é diária. Jesus caminha comigo, cura minhas dores, é o meu sol, minha felicidade. Mas de Jesus não podemos falar muito, é preciso você mesmo conhecer Jesus para saber quem ele é.

"Quem é Jesus?" Vem conhecer. Saia do seu comodismo e do seu egoísmo para encontrá-lo.

Como tratar o tema

Na turma de adultos, traçamos a realidade econômica, social, religiosa, política da época de Jesus, para compreendermos quem é Jesus e qual a sua missão. Jesus trabalhava para sobreviver, morava no campo, era simples e humilde. Jesus inicia sua vida pública ao ser batizado por João Batista e olha para um povo sofrido que vivia oprimido e doente. Jesus anuncia o Reino de Deus, cura as pessoas cegas- e de suas cegueiras sociais e religiosas. Jesus valoriza  a mulher que vivia sem direitos na sociedade, exalta as crianças- que eram desprezadas. Chama um cobrador de impostos para ser discípulo, come com os pecadores. Jesus é o messias prometido, que veio salvar o povo sofrido. Foi por cada de de nós que ele morreu: para nos dar a salvação.


Textos de apoio:

Quem é Jesus?
Situação política, econômica e religiosa na época de Jeus


Obrigada.
Deus cuida de ti.
Cris Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário