Livro para catequese de Perseverança



Há pouco material para a catequese de perseverança aqui na Internet. Tenho a impressão que esta etapa fica um pouco relegada, esquecida ou é pouco valorizada. Quando escuto os catequistas, eles me falam que isso acontece porque a perseverança não tem nenhum sacramento. Mas a etapa de perseverança está intimamente ligada ao sacramento da Crisma. Eles vão caminhando perseverantes até completar a idade de entrar na catequese de Crisma. Precisamos nos voltar um pouco mais para esta etapa e fortalecê-la com temas diferentes da Primeira Eucaristia e que não seja também uma prévia dos temas da Crisma. A etapa de perseverança precisa de renovação. Precisamos fazer um catequese pré-crisma animada, engajada na comunidade. Quero fazer mais posts sobre esta etapa.

Neste post,  vou indicar um livro que irá ajudar no planejamento dos encontros a Perseverança: "Perseverar na fé", do autor  BRUSTOLIN, LEOMAR A.  (link para a livraria)



Gostei muito do livro porque é inspirado no estilo catecumenal (saiba mais aqui) e os encontros são planejados com a leitura orante da Bíblia. Não tem todos os passos da leitura Orante, mas já é um começo para o catequista que ainda não introduziu a leitura orante no encontro. 

O que eu achei fraco no livro foi a parte da "motivação" do encontro. Para mim, faltou trazer mais as realidades sociais, religiosas, políticas ou ideológicas - o que o catequista precisará fazer se seguir o método ver-julgar-agir. No Tema sobre vocação, a parte motivação foi boa até, mas em outros temas realmente o olhar a realidade poderia ser melhor.


Eu recomendo o livro. É uma ajuda para o catequista na hora de planejar o encontro, pois há aprofundamento dos temas. E a sugestão de  temas são muito bons. Tive dificuldade, até na livraria, de encontrar livros para a perseverança, mas irei perseverar e trazer outras sugestões de livros para vocês.

Obrigada. Deus abençoe você.



Cris Menezes


Comentários

Postagens mais visitadas