Como ser um catequista melhor?



Encontramos na Internet muitas listas para ter sucesso em qualquer área da vida. E para nós, catequistas, também há diversas listas desde "como ser um bom catequista" até as "regras de ouro do encontro de catequese". Encontrei uma lista com dicas para ser um catequista melhor. Achei interessante, mas comecei a ler e não concordei com algumas coisas. Então, resolvi eu mesma escrever sobre como se tornar um catequista melhor. Essas dicas são para mim também, porque preciso melhorar. Vamos conversar francamente ? 
Então vamos. 

Vou começar contando para vocês que estou fazendo estágio na catequese! Isso mesmo. Depois de 13 anos de caminhada, iniciei uma formação para catequistas da Escola Catequética- CAC. Para finalizar o primeiro  ano do curso, somos encaminhados a uma paróquia para observar uma turma de catequese. Mas não podemos participar, dar palpite, corrigir...só observar, anotar tudo  e entregar um relatório. E uma das coisas que já gostei é o testemunho de vida que os catequistas demonstram ter.  Claro que todo mundo sabe disso: que nossa vida deve ser um testemunho! Que devemos viver os ensinamentos de Cristo para poder, ao falar de Deus, nosso discurso não caia no vazio. 

Mas, uma vez, uma catequista me ensinou muito sobre testemunho. Ela disse que quando nós não conseguimos viver um determinado preceito da Igreja e de Cristo, nós podemos falar para as pessoas, com sinceridade, que ainda não conseguimos viver este preceito, mas que estamos em oração e confiantes que iremos superar essa dificuldade. Esta conversa foi uma catequese. Guardo este ensinamento e falo sempre que tenho oportunidade. Nós, catequistas, temos nossos problemas, dificuldades, nossas limitações, somos pecadores, erramos, caímos...Catequistas não são "doutores da lei". São pessoas comprometidas com Jesus, em construção e formação contínua. Queremos ser catequistas melhores, cristãos mais comprometidos. E como podemos ser catequistas melhores? O que devemos fazer? O que nos falta? O que impede de sermos mais comprometidos e mais engajados com a catequese e com a Igreja? 

Bom,a primeira atitude para se tornar um catequista melhor está resumida numa palavra: doação. É preciso ter disponibilidade de tempo. Tem  catequista envolvido em muitas pastorais e não consegue conciliar.   A catequese é prioridade. Quantas pastorais você participa? As reuniões e os eventos frequentemente costumam chocar com os compromissos da catequese? Se sim, reflita melhor sobre seu chamado para ser catequista e quais são as suas prioridades.  Com disponibilidade, você poderá planejar melhor os encontros e participar das atividades que a coordenação da catequese propor, porque o compromisso com a catequese não é só o "encontro de catequese". Aqui costumamos falar em "catequista de sala": Aquele que só vai para o encontro de catequese, mas não participa de nenhuma atividade. 

Pense agora num atleta que treina diariamente para evoluir, melhorar seus resultados, ganhar uma olimpíada. Não existe atleta ouro sem esforço e dedicação. Catequista é atleta de Cristo. Então, se prepare bem: estude os documentos da Igreja, leia as encíclicas, o Diretório Nacional da Catequese, o catecismo. Tudo isso vai te ajudar a planejar o encontro de catequese. Planeje. Prepare com amor. Não vá para a catequese, sem ter lido e estudado o tema, sem saber como você vai conduzir. Jogue fora estas palavras: despreparo, improvisoCuide também da sua espiritualidade,  faça leitura orante da Bíblia, busque intimidade com o Senhor. Faça pequenos exercícios de amor, caridade, compaixão para consigo mesma (o) e com o outro. 

Acolher é fundamental para quem quer ser um bom catequista. Ás vezes acho que passamos tanto tempo na frente do computador que estamos perdendo a alegria de encontrar com o outro. Queremos resolver tudo pela Internet, planejamos pela Internet, enviamos parabéns pelo facebook...e calma!  Precisamos encontrar nossos irmãos de caminhada, abraçá-los, caminhar com eles... Sorrir, brincar, ser companhia... O papa Francisco fala em "apostolado do ouvido", precisamos encontrar tempo para ouvir o outro catequista que caminha com a gente.  Não adianta estar bem no conhecimento da doutrina católica, se a parte do relacionamento com os outros está capenga.. Um bom catequista é alguém que conhece de metodologia catequética e também, não menos importante, alguém que sabe interagir bem com as pessoas, acolher a todos, a todos, não só o catequista que te ajuda nos encontros. (É um desafio, não acha?)

E para finalizar: seja crítico.   Todo cristão deve ser sal e luz do mundo, deve influenciar a sociedade. Esteja atento ao que acontece ao seu redor, no seu bairro, na cidade, no seu país, e no mundo. O conhecimento crítico da realidade vai te ajudar não só a planejar seu encontro de catequese, mas também a saber se posicionar, defender os mais fracos, ter mais sensibilidade com o sofrimento do outro, e saber interferir para mudar essas realidades. 

 A matéria da catequese é Jesus, e como conhecer Jesus? Só falando dele? Só com apostilas? Um bom catequista  ajuda o catequizando a percorrer o caminho de iniciação à vida cristã e a fazer a experiência com Jesus. 
Um bom catequista forma discípulos de Jesus, não só prepara para os sacramentos.


Obrigada. Deus ama você!
Cris Menezes

Comentários

  1. marlene bassi rodrigues21 de outubro de 2016 16:29

    Perfeito Cris,assino em baixo de tudo que vc escreveu. Vou compartilhar com as minhas irmãs e irmãos catequistas, quem sabe assim para o próximo ano possamos ser catequistas melhores.Que O Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marlene! Que bom que você gostou do texto. Que a reflexão deste texto possa produzir muitos frutos na sua comunidade. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, a paz.
    Onde podemos encontrar esses livros?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Menina mudada!
      Os livros vendem na livraria Ave-Maria! Deus abençoe. :)

      Excluir
  4. Gostei muito do texto! Genial! Excelente dica a seguir... obrigada pela partilha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas