Encontro e Atividade para encerramento da catequese- Primeira Eucaristia




Vamos planejar a festa de encerramento deste ano? Como estão os preparativos? Tenho uma sugestão para este dia especial que marca o fim de mais uma etapa.

Gostei muito do encontro de encerramento do livro "A mesa do pão- Catequese com leitura Orante". Podemos adaptá-lo para nossa catequese, já que este livro segue o método IVC com leitura Orante da Bíblia. É o último encontro da primeira etapa da Primeira Eucaristia. Se sua turma for da segunda etapa, você pode adaptar tranquilamente.

O planejamento a seguir foi retirado do livro:  Iniciação à Eucaristia, livro 1, Leomar A. Brustolin, editora Paulinas,  pag. 220 a 225.


***

Oração inicial

Pai santo, estamos no final desta etapa da catequese. Neste caminho conhecemos como tu és o Criador de tudo e que nos amas apesar de nossas infidelidades. Reconhecemos que Jesus Cristo foi enviado para abrir-nos os olhos  e o coração para o amor; Obrigado, Pai santo, obrigado por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém


Motivação

 Chegamos ao fim desta etapa da catequese. Começamos vendo como Deus criou tudo por amor, mas o ser humano quebrou o pacto com Deus. Para refazer a aliança, o Pai enviou seu filho Jesus. Nos encontros, refletimos o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Depois, vimos como o Antigo Testamento todo aponta para Jesus. De Abraão até os profetas há uma história marcada por alegrias e tristezas, de santos e pecadores que trilharam o caminho do Povo de Deus. Também somos parte desta família. Em nossa vida, no dia a dia, Deus continua a caminhar conosco. De todo o tempo da catequese, qual a passagem da Bíblia que mais lhe chamou a atenção e por quê?


Leitura orante: Jo 15,4-5

"Eu sou a videira e vocês os ramos"

Fazer a reconstrução do texto
a) A quem devemos estar unidos?
b) O que acontece com o ramo que não fica unido à videira?
c)Se Jesus é a videira,  quem somos nós?
d) o que acontece com quem fica unido a Jesus?
e) Sem Jesus, o que podemos fazer?

Destacar frases importantes.
(*Refletir sobre a passagem Bíblica)

Atividade

Cada catequizando receberá um balão e uma folha de papel. Para preparar a festa de encerramento, vamos escrever nos papéis o que aprendemos da Bíblia  na catequese deste ano. Colar com fita adesiva nos balões. Pendurar os balões na sala da festa. Isto servirá para fazer uma revisão do que foi visto na caminhada e também para celebrar o ano. Sobre a mesa da catequese colocar alimentos e bebidas para ser partilhados. Fazer uma festa de encerramento. Antes de iniciar a festa, fazer uma oração.

 Oração final

Vamos concluir nossos encontros com uma bênção. Ela foi tirada do Antigo testamento, do Livro dos Números. É chamada benção de Aarão, o irmão de Moisés. Para fazer esta bênção, cada um de nós colocará seu braço direito sobre o ombro esquerdo do colega ao lado e assim formaremos um círculo, uma corrente de união. Depois todos juntos pronunciamos a oração.

Deus te abençoe e te guarde!
Amém!
Ele te mostre s sua face e se compadeça de ti.
Amém!
Volva para ti o seu olhar e te dê a paz!
Amém.

***


Bom encontro de catequese!
Deus ama você.
Cris Menezes

Comentários

Postagens mais visitadas