Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

16 outubro, 2016

Jornalista evangelizador e Rádio catequese- (Tema: Batismo): Dinâmica para Crisma

Uma vez desenvolvemos  na catequese uma dinâmica para simular a gravação de uma rádio! Foi muito legal. Gravei num aplicativo de  voz, mas faltou o microfone para a voz  ficar mais alta. E agora com minha turma de jovens adultos, vou voltar com a ideia da rádio catequizando. Encontrei uma dinâmica até parecida com a ideia da rádio.

Vamos ver?

A dinâmica seguinte foi retirada do livro Catequese criativa (Neusa Fernades, Paulinas).
Pag. 59

"Todo batizado é chamado, pelo testemunho, a tornar-se um evangelizador onde quer que esteja. A catequese é, na verdade, um espaço onde o catequizando inicia  o seu processo de seguimento; de discipulado e, por conseguinte, de comunicador da Boa-Nova de Jesus Cristo. Por isso, essa dinâmica poderá auxiliar  no exercício desse processo de comunicação.

Escolher um texto bíblico(parábola)
Elaborar perguntas fáceis
Escolher e/ou pedir para alguém do grupo fazer papel de repórter. Este irá fazer papel as perguntas a respeito do texto bíblico trabalhado.

Variante: Para que fique mais criativo, o catequista poderá montar uma espécie de rádio ou TV, confeccionando microfones de papel ( ou como achar melhor)."

*****


Confeccionando o microfone



Peguei um modelo na Internet. O microfone é feito com uma bola de isopor, rolo de papel toalha, papel alumínio, papel para artesanato, fita dupla face (ou cola bastão), cola quente. Clique aqui para ver o passo-a-passo.








Rádio Catequese


Iremos fazer um teatro simulando a gravação de uma rádio com entrevistas sobre o sacramento do Batismo. (Já começamos os ensaios).  Pode-se gravar os áudios da rádio (tem aplicativos próprios para gravação de áudios) ou gravar um vídeo. Outra dica é fazer um Jornal da Catequese. Garanto que será muito divertido!

***

Sugestões de perguntas para as entrevistas:(do site Crisma Santo Antônio)




 O QUE É O BATISMO?

O Batismo é o sacramento pelo qual renascemos para a vida divina e somos feitos filhos de Deus.

POR QUE O BATISMO É O PRIMEIRO DOS SACRAMENTOS?

O Batismo é o primeiro dos sacramentos porque é a porta que dá acesso aos demais sacramentos e sem ele não se pode receber nenhum outro.

QUE EFEITOS PRODUZ O BATISMO?

Os efeitos que o Batismo produz são:
  • Perdoa o pecado original e qualquer outro pecado.
  • Dá-nos as três Pessoas divinas junto com a graça santificante.
  • Infunde a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo.
  • Imprime na alma o caráter sacramental, que nos faz cristãos para sempre.
  • Incorpora-nos à Igreja.

QUE ACONTECE COM OS QUE MORREM SEM RECEBER O BATISMO?

Aqueles que não podem receber o Batismo, mas o desejam, também podem salvar-se. Chama-se a isto Batismo de desejo. Esse desejo pode ser explícito ou implícito. É explícito quando a pessoa tem e manifesta o desejo de ser batizada. É implícito quanto – apesar de não conhecer o valor desse sacramento – a pessoa procura a Deus sinceramente e deseja de todo o coração a Verdade e o Bem.

QUEM PODE BATIZAR?

Ordinariamente, podem batizar o bispo, o padre e o diácono. Em caso de necessidade, pode batizar qualquer pessoa que tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja, mesmo que ela própria não tenha sito batizada.

COMO SE BATIZA?

Batiza-se derramando água sobre a cabeça e dizendo: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.


***
Obrigada. Deus ama você.
Cris Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário