Brincando de queimada do Ano Litúrgico na catequese



Atividade do livro "Brincando na catequese, de Rogério Bellini (paulinas)

Objetivo: Conhecer o ano litúrgico, as festas religiosas, seus símbolos etc., aprendendo dessa maneira a participar das celebrações da Igreja.

Material: Uma bola, de preferência de praia.


Como brincar

Cada participante escolhe um tempo ou uma festa litúrgica (Advento, Natal, Páscoa, Pentecostes etc.). O catequizando que representar o tempo do Advento deve iniciar a brincadeira, visto que o ano litúrgico inicia-se com o Advento. Em seguida, todos ficarão de frente para uma parede à distância de três passos, um ao lado do outro. Começa a brincadeira: ex.: Advento joga a bola para o alto, de encontro à parede, dizendo: "Advento chama Páscoa".
O catequizando que tem o nome do tempo litúrgico pedido ( no caso Páscoa) corre para pegar a bola antes que ela caia no chão, enquanto os outros deverão correr para distanciar-se dele.
Se conseguir pegar a bola, o catequizando deverá repetir a ação, ou seja, jogar novamente a bola e chamar por outro tempo ou festa litúrgica. Mas se não conseguir, o participante deverá pegá-la o mais rápido possível. Assim que estiver com a posse da bola, deverá gritar: CELEBRAR". Ao ouvir esta palavra todos os outros catequizandos deverão permanecer parados. Então o catequizando que estiver com a bola na mão tentará acertar o jogador mais próximo. Enquanto isso, os outros jogadores tentam desviar-se da bola para não serem "queimados".
Se não "queimar", o jogador tem que explicar a todos o seu tempo litúrgico, passando a vez para o tempo litúrgico mais próximo (ex.: a próxima festa depois da Páscoa é Pentecostes, que recomeça a brincadeira, jogando a bola na parede e chamando outro tempo ou festa).
Se conseguir "queimar", o catequizando que foi queimado deverá falar sobre o seu tempo litúrgico. Caso aconteça de sair mais de uma vez o mesmo tempo litúrgico, pergunte sobre os símbolos usados nesse tempo, a cor que representa na liturgia, como celebramos, cantamos etc.

***

Obrigada. Deus ama você.
Cris Menezes

Comentários

Postagens mais visitadas