Sacramento da Crisma- planejamento de encontro






Ver: Prepara a linha da vida: São imagens que vão desde o início da vida-gravidez- até a velhice.  Coloque fotos da Primeira Eucaristia, Batismo, namoro, casamento, vestibular, trabalho, faculdade, grupo jovem etc. Cada catequizando vai escolher uma foto e partilhar sobre ela. Inclua fotos que representem também a missão de algumas pastorais, como os vicentinos, pastoral da saúde, dízimo. Este será o último encontro. Que possa ser um memória da caminhada de cada um, como um olhar para o presente (o que eu sou hoje?) e para a missão que querem abraçar após a Crisma.

Iluminar
Leitura Orante

Ler 2 vezes Lc 4, 14-21

Onde Jesus estava ?
Qual livro da Bíblia Jesus leu neste dia?
Qual é a missão de Jesus?

-Vamos refletir: Como é possível a Igreja continuar a missão de Jesus?

Deixar que os catequizandos falem e concluir que: Com o sacramento da Crisma, somos ungidos com óleo do Crisma e recebemos o Espírito Santo. Confirmamos o nosso Batismo e assim estamos prontos para continuar a missão de Jesus movidos pelo Espírito santo.

Desenvolvimento do tema
O que é a Crisma/Confirmação?


"A confirmação é  sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Ele é agora um membro legítimo e responsável da Igreja católica. Quando um treinador manda um jogador de futebol para o campo, põe-lhe a mão sobre o ombro e dá-lhe as últimas instruções. Assim também se pode compreender a Confirmação. É-nos posta a mão, entramos no campo da vida. Pelo Espírito Santo, sabemos o que temos a fazer; Ele motivou-nos até a ponta dos cabelos; o Seu envio ressona-nos no ouvido; sentimos a Sua ajuda; não frustraremos a Sua confiança e decidiremos o jogo por Ele; agora, é só ter vontade e escutá-lo." (Youcat)

-Como podemos ser atuantes na Igreja? Já pensaram em qual pastoral desejam se engajar para colocar seus dons a serviço da Igreja? (Agir)

-O símbolo deste Encontro é a pomba do Espírito Santo com os sete dons.

-Falar sobre o Espírito Santo, os 7 dons e a Santíssima Trindade.


Atividade e compromisso

Confeccionar junto com os catequizandos um jaleco de papel ou de TNT  ou jornal e escrever: Discípulo: e o nome de cada catequizando.

O jaleco pode ser feito com uma folha dupla de jornal. É bem simples de fazer:  faça um círculo na dobra do jornal  que seja suficiente para passar a cabeça.  Vai ficar parecido com um colete.
Geralmente falamos que o empregado deve vestir a camisa da empresa. O que isso quer dizer? Abraçar mesmo o trabalho, dar o melhor de si para a empresa crescer, suar a camisa. Na catequese,  vestir a camisa de Jesus significa estar disposto para seguir Jesus, continuar sua missão, abraçar a causa de Jesus e seu amor preferencial pelos mais pobres e fracos. 

Para celebrar este encontro, vamos ler novamente o evangelho LC 4, 14-21. Cada um pode escolher um versículo da missão de Jesus que mais tocou seu coração e do qual se sente chamado: pregar a boa-nova aos pobres, proclamar a liberdade aos presos...

Terminar com a oração do Espírito Santo
***


Elaborado por Cris Menezes- Catequista
Brasília DF
Referências (Inspirações): Adultos na fé (Leomar A. Brustolin)
Perseverar na fé, de Leomar A. Brustolin
Youcat (Catecismo Jovem)


http://catequesedeeucaristia.blogspot.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas