Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

22 novembro, 2016

Sacramento da Crisma- planejamento de encontro






Ver: Prepara a linha da vida: São imagens que vão desde o início da vida-gravidez- até a velhice.  Coloque fotos da Primeira Eucaristia, Batismo, namoro, casamento, vestibular, trabalho, faculdade, grupo jovem etc. Cada catequizando vai escolher uma foto e partilhar sobre ela. Inclua fotos que representem também a missão de algumas pastorais, como os vicentinos, pastoral da saúde, dízimo. Este será o último encontro. Que possa ser um memória da caminhada de cada um, como um olhar para o presente (o que eu sou hoje?) e para a missão que querem abraçar após a Crisma.

Iluminar
Leitura Orante

Ler 2 vezes Lc 4, 14-21

Onde Jesus estava ?
Qual livro da Bíblia Jesus leu neste dia?
Qual é a missão de Jesus?

-Vamos refletir: Como é possível a Igreja continuar a missão de Jesus?

Deixar que os catequizandos falem e concluir que: Com o sacramento da Crisma, somos ungidos com óleo do Crisma e recebemos o Espírito Santo. Confirmamos o nosso Batismo e assim estamos prontos para continuar a missão de Jesus movidos pelo Espírito santo.

Desenvolvimento do tema
O que é a Crisma/Confirmação?


"A confirmação é  sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Ele é agora um membro legítimo e responsável da Igreja católica. Quando um treinador manda um jogador de futebol para o campo, põe-lhe a mão sobre o ombro e dá-lhe as últimas instruções. Assim também se pode compreender a Confirmação. É-nos posta a mão, entramos no campo da vida. Pelo Espírito Santo, sabemos o que temos a fazer; Ele motivou-nos até a ponta dos cabelos; o Seu envio ressona-nos no ouvido; sentimos a Sua ajuda; não frustraremos a Sua confiança e decidiremos o jogo por Ele; agora, é só ter vontade e escutá-lo." (Youcat)

-Como podemos ser atuantes na Igreja? Já pensaram em qual pastoral desejam se engajar para colocar seus dons a serviço da Igreja? (Agir)

-O símbolo deste Encontro é a pomba do Espírito Santo com os sete dons.

-Falar sobre o Espírito Santo, os 7 dons e a Santíssima Trindade.


Atividade e compromisso

Confeccionar junto com os catequizandos um jaleco de papel ou de TNT  ou jornal e escrever: Discípulo: e o nome de cada catequizando.

O jaleco pode ser feito com uma folha dupla de jornal. É bem simples de fazer:  faça um círculo na dobra do jornal  que seja suficiente para passar a cabeça.  Vai ficar parecido com um colete.
Geralmente falamos que o empregado deve vestir a camisa da empresa. O que isso quer dizer? Abraçar mesmo o trabalho, dar o melhor de si para a empresa crescer, suar a camisa. Na catequese,  vestir a camisa de Jesus significa estar disposto para seguir Jesus, continuar sua missão, abraçar a causa de Jesus e seu amor preferencial pelos mais pobres e fracos. 

Para celebrar este encontro, vamos ler novamente o evangelho LC 4, 14-21. Cada um pode escolher um versículo da missão de Jesus que mais tocou seu coração e do qual se sente chamado: pregar a boa-nova aos pobres, proclamar a liberdade aos presos...

Terminar com a oração do Espírito Santo
***


Elaborado por Cris Menezes- Catequista
Brasília DF
Referências (Inspirações): Adultos na fé (Leomar A. Brustolin)
Perseverar na fé, de Leomar A. Brustolin
Youcat (Catecismo Jovem)


http://catequesedeeucaristia.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário