Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (7) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (5) Crisma (1) Dia das Mães (3) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (1) Lembrancinhas (5) Mandamentos (1) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (3) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

19 dezembro, 2016

Encontro com catequistas: preparação para planejar a catequese





Público-alvo: Catequistas/coordenadores de etapas

Objetivo: Partilharmos as dificuldades da caminhada; Criar um ambiente de partilha e amizade entre os catequistas; Aliviar a "bagagem" pessoal que carregamos e abrir espaços para o novo que chega; Preparar o terreno para podermos planejar a catequese, definir os temas e atividades.

Encontro 1: Aliviando a bagagem


Ambientação: Leve mochilas, bolsas, malas e disponha perto da mesa da palavra. As malas representam "os pesos" que carregamos durante a nossa caminhada. Quando preparei este encontro, pensei muito num lema: "seja leve". É isso que eu quero propor com este encontro: ser leve, ser amável, ser alegre, ser livre.   Então, para contrapor às bagagens pesadas que carregamos, podemos enfeitar a sala com bexigas, levar algodão doce, fazer bolinhas de sabão junto com os catequistas... Todas essas coisas que nos lembram leveza e alegria. Um conselho: quando fizer encontros e reuniões com catequistas, desenvolva atividades lúdicas com eles. Isso irá ajudá-los muito a serem lúdicos na catequese, independente da etapa. 

Leitura Orante: Mateus 11, 28-30




28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

No primeiro passo da leitura orante, é importante o coordenador explicar o contexto deste texto bíblico  e o que quer dizer "jugo".  Jugo é uma peça de madeira que se coloca em dois animais para eles trabalharem juntos. 
Jesus fez este convite (Vinde a mim)  porque as pessoas viviam oprimidas pela lei judaica. Esta lei era um jugo pesado demais para se carregar, mas o jugo de Jesus é leve e suave.  Jesus convidou aquelas pessoas para caminhar com Ele, lado a lado, e promete aliviá-las.
No segundo degrau "O que o texto diz para mim", os catequistas podem falar de seus fardos, das dificuldades no caminho. (Seguir para os próximos degraus: oração e contemplação.)

Encontro 2: Planejar é preciso


No segundo encontro, o coordenador pode reunir o grupo para  fazer o planejamento do ano de 2017. Já aliviamos a bagagem de 2016, partilhamos nossas dificuldades e dissemos sim a Jesus: queremos caminhar com Ele: "Vinde a mim, vocês todos que estão sobrecarregados. Eu aliviarei vocês." 

Atividade: Vamos levar só o essencial para 2017. 

O coordenador abre a mala e vai retirando o material:  coração de EVA e algumas palavras como: união, paciência, respeito. Ou, se quiser deixar o encontro mais lúdico, coloque na mala:  Um relógio para dizer que: catequista precisa de "tempo" para se dedicar e planejar a catequese; Uma bússola para indicar que precisamos de uma direção; Setas para indicar o caminho (Colocar as setas indicando para uma imagem de Jesus- pode ser uma foto, um quadro ou uma imagem de gesso);  A Bíblia porque é nossa principal fonte da catequese; E leve também calendários, catecismo, livros, caderno, canetas. O coordenador pode até levar uns bloquinhos para os catequistas fazerem anotações. Ou se tiver tempo. esses bloquinhos podem ser confeccionados com os catequistas durante o encontro.

Depois desta preparação, e com a mala vazia, podemos iniciar o planejamento. Temos mais um ano litúrgico para preparar a catequese. Vamos juntos!

Planejamento criado por:

Cris Menezes
Catequista
Brasília-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário