Que pena, que bom, que tal: Avaliando a catequese de 2016



Final de ano e de etapa, é hora de avaliar e preparar a catequese do próximo ano.  É bom reunir os catequistas, fazer uma avaliação do que foi feito este ano e olhar com mais atenção para a realidade da catequese (ver e julgar). A partir deste olhar, é que poderemos planejar 2017 (agir).

Nós passamos o ano inteiro preparando encontros para os catequizandos. Que tal preparar um encontro especial para os catequistas? Um encontro lúdico, dinâmico e com espiritualidade, como são nossos encontros de catequese. 

Durante as férias, irei publicar alguns textos sobre avaliação na catequese. Mas não estranhem: o blog vai entrar de férias por uns dias, vai diminuir o ritmo. É um tempo para descansar (catequistas viajem!rs) e depois voltaremos animados para preparar 2017.

Para hoje, deixo como sugestão uma dinâmica de avaliação do ano. Lembro que nosso coordenador, na época, fez essa dinâmica e foi ótimo.

É basicamente assim: proponha para os catequistas que falem
-Que pena: uma  atividade/projeto que não fizemos ou  que abandonamos.
-Que bom: uma atividade que realizamos e que rendeu frutos.
-Que tal: uma ideia para o próximo ano.

Gosto desta dinâmica porque avaliamos nossa caminhada (que pena/ que bom) e já criamos ideias para melhorar a catequese.

Podemos ainda, desenhar flores e folhas no papel com as três expressões (que pena, que bom, que tal) e entregar para que escrevam o que foi proposto. Depois, deixar um tempo para que compartilhem.


Que tal?


Boas férias!
Cris Menezes
Catequista
Brasília-DF

Comentários

Postagens mais visitadas